Eleições: Benfica avança com queixa à Comissão Nacional de Protecção de Dados

0
2

O Benfica fez uma participação à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), depois de ter recebido várias denúncias de sócios do clube sobre recolha ilegal de informações durante o acto eleitoral do passado sábado, com vista à escolha dos órgãos sociais para o próximo quadriénio.

Em comunicado publicado no site oficial, os “encarnados” revelam que “foi reportada pelos sócios a recolha de dados pessoais como nome, apelido, número de sócio, onde votou e o número de votos no momento da votação”. E acrescentam: “Foi igualmente público que vários sócios receberam mensagens de telemóvel e emails a apelar ao voto numa lista em concreto”.

Esta é uma referência indirecta à lista encabeçada por João Noronha Lopes. Na altura, vários membros da lista F explicaram que as mensagens foram enviadas apenas para sócios que se tinham inscrito como voluntários para a campanha e que tinham autorizado a utilização dos dados fornecidos.

“Todos estes factos e denúncias foram reportados pelo Sport Lisboa e Benfica à entidade competente, a CNPD, a quem caberá agora analisar e agir em conformidade”, concluem os responsáveis das “águias”, que no dia 8 de Novembro regressam às urnas.

O acto eleitoral mais concorrido da história do clube, com seis candidaturas e 85.422 associados a votarem (um recorde mundial), terminou com a vantagem do actual presidente, Rui Costa (40,13%), mas insuficiente para garantir o triunfo na primeira volta. Assim, a segunda volta do sufrágio será disputada entre a lista encabeçada por Rui Costa e a lista de Noronha Lopes, o segundo mais votado (30,26%).

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com