Quatro imigrantes morreram nos EUA enquanto estavam detidos pela polícia de fronteiras, o ICE — Immigration and Customs Enforcement, reportou a própria autoridade. O número de mortes sob custódia federal em 2025 atingiu um máximo de duas décadas.
Os quatro detidos, oriundos do Haiti, Nicarágua, Eritreia e Bulgária, morreram entre 12 e 15 de Dezembro. Embora os incidentes continuem a ser objecto de investigação, o ICE afirma que dois foram causados por emergências médicas e dois por causas naturais.
Donald Trump tem insistido na deportação em massa de imigrantes que se encontram ilegalmente nos EUA. Para aumentar as deportações, a sua administração aumentou as detenções do ICE para níveis recorde, com cerca de 66 mil pessoas detidas no final de Novembro.
Pelo menos 30 pessoas morreram em detenções do ICE este ano, de acordo com relatórios da agência. O total para 2025 — que ainda tem 11 dias pela frente — é o mais elevado desde 2004, de acordo com as estatísticas do ICE.
“O ICE continua empenhado em garantir que todas as pessoas sob a sua custódia residam em ambientes seguros, protegidos e humanos”, afirmou a agência num comunicado em que anunciava uma das últimas mortes.
Na quinta-feira, os democratas criticaram as mortes na detenção, culpando a Administração Trump. “O ICE tem a responsabilidade de cuidar destas pessoas, algo que está claramente a ignorar”, afirmou a democrata Pramila Jayapal, que representa o distrito que inclui a maior parte de Seattle. “Isto é mais do que horrível.”
Na quarta-feira, um juiz federal ditou que a Administração Trump não podia impedir os membros do Congresso de fazerem visitas sem aviso prévio aos centros de detenção de imigrantes. Os legisladores democratas tinham instaurado um processo contra a falta de acesso, alegando que as visitas eram protegidas pela lei dos EUA e necessárias para a supervisão.
Na sequência da ordem do juiz, o deputado democrata Dan Goldman visitou na sexta-feira um centro de detenção da ICE em Lower Manhattan, na cidade de Nova Iorque.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





