A Câmara Municipal de Cascais vai avançar com a compra do Atlântida Cine, o último cinema de bairro da Linha de Cascais, que se situa em Carcavelos, nas proximidades da estação de comboios. As negociações entre o município e os proprietários decorrem há mais de um ano e já se chegou a um acordo para que seja adquirido pela autarquia por 600 mil euros, noticiou o jornal online Observador e confirmou o PÚBLICO. Ainda não há data para a escritura nem para a reabertura do espaço.
O Atlântida Cine anunciou o seu encerramento temporário “para férias e obras de melhoramento” em Maio de 2024 e não voltou a abrir. No início de Dezembro de 2024, o PÚBLICO noticiava que o espaço estava à venda e que a autarquia estava interessada em adquiri-lo, tendo iniciado conversações nesse sentido. A intenção era “mantê-lo como cinema e auditório”, indicava na altura.
Na última quinta-feira, 29 de Janeiro, o município referia ao Observador que tinha chegado a um compromisso com os proprietários para a aquisição do cinema. Esta semana, fonte oficial da câmara municipal confirmou ao PÚBLICO que, em Dezembro de 2024, “chegou a acordo com os proprietários do Atlântida Cine para a aquisição do imóvel e do respectivo recheio, incluindo mobiliário e equipamento de projecção, pelo valor de 600.000 euros”.
Numa resposta enviada por escrito, menciona-se que, desde Dezembro de 2024, “o processo tem estado em desenvolvimento, com as necessárias diligências entre os serviços municipais e os proprietários para obtenção e análise dos elementos com vista à concretização do negócio”. Adianta-se ainda que, ao longo desse trabalho, “foi necessário esclarecer questões técnicas e jurídicas sobre o imóvel, o que tem arrastado no tempo a conclusão do processo”, mas que se mantém “o interesse do município nesta aquisição”.
Alexandre Semedo, um dos proprietários do cinema, juntamente com a mãe e um irmão, confirma que as negociações decorrem há mais de um ano com a câmara e que foi acordado o valor mencionado para que a autarquia adquira o imóvel, mas que esta ainda não disse taxativamente aos donos que o irá comprar. “Chegámos a um acordo em relação ao preço, mas a assinatura de compra e venda ainda não foi feita. Esperamos que isso aconteça. Iria deixar-nos muito contentes”, afirma ao PÚBLICO o filho de Fausto Semedo, o fundador deste cinema de bairro. Para esta quinta-feira tem marcada uma reunião com responsáveis do município.
Além da Câmara de Cascais, Alexandre Semedo indica que houve três entidades interessadas em arrendar o espaço, mas que “não o queriam comprar”. Existiu ainda uma “suposta” proposta de venda que não chegou a avançar e que seria mais “desvantajosa” para os proprietários.
Sobre as condições da venda, adianta que envolve a aquisição das duas salas – uma com 211 cadeiras e outra com cerca de 80 –, o bar e todo o recheio. No acordo com a autarquia, não foi imposto que o espaço continue a ser um cinema, mas salienta que “está perfeitamente [pronto para] continuar em funcionamento”. Sem adiantar números, Alexandre Semedo afirma que o Atlântida continuava a ser um local “com público” e que mantê-lo “é estratégico para Carcavelos”.
O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) indicou ao PÚBLICO que o Atlântida Cine realizou sessões até 29 de Maio de 2024 e que, nesse ano, teve 9331 espectadores para 470 sessões. No ano anterior, em 2023, houve 13.785 espectadores para 967 sessões.
O proprietário diz que a decisão de encerramento definitivo e a venda do cinema aconteceu depois da morte do seu pai. Entre os motivos estão “questões familiares” e não financeiras, nota. O Atlântida Cine abriu em 1983 na cave do Centro Comercial de Carcavelos e, na altura em que fechou portas, era o último cinema de bairro da Linha de Cascais. Alexandre Semedo trabalhou 40 anos no espaço com o seu pai, desde a parte técnica à programação. Até 2024, assinala que só esteve fechado durante a pandemia de covid-19 e, por isso, considera: “É o legado do meu pai. É um factor de orgulho que se mantenha vivo.”
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





