Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
O artista angolano Frank Leão lança em plataformas digitais, nesta quinta (5), o single O ÚNICO, canção afrobeat dedicada ao jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, que completa 41 anos na mesma data. Cantada em português, inglês e kikongo — uma das línguas nacionais de Angola —, a música propõe um diálogo entre tradição e modernidade, conectando diferentes culturas e territórios. Esse elo, segundo o artista, atravessa continentes e contextos diversos, ligando Portugal e Angola, a Europa e a América, a Arábia Saudita e o Oriente. O afrobeat é um gênero musical que junta jazz, funk, soul, além de ritmos africanos.
A trajetória de Frank Leão é marcada pela convivência entre arte, esporte e superação. Pai de Rafael Leão, jogador da seleção portuguesa de futebol e do Milan, da Itália, o artista acompanhou de perto o desenvolvimento do filho e atuou durante vários anos como empresário do atleta. Ele destaca que em certo momento da vida priorizou a carreira do filho.
Arquivo Público
“Foi preciso colocar o meu sonho artístico em segundo plano durante vários anos. A minha prioridade passou a ser apoiar totalmente o crescimento do Rafael. Fui empresário dele durante um longo período e acompanhei de perto todo o seu percurso, contribuindo para a sua consolidação no futebol internacional, até à sua chegada ao Milan. Foi um sacrifício consciente, feito com amor e orgulho de pai”.
Imigrante
Nascido no Uíge, em Angola, com o nome de batismo Antônio Leão, Frank teve contato precoce tanto com a música quanto com o esporte. Aos 20 anos, já alimentava o sonho de seguir carreira artística como músico ou ator. Em 1990, imigrou para Portugal em busca de melhores condições de vida, apesar de possuir um emprego estável no sistema de documentação oficial, jurídica e histórica de Angola. Rafael nasceu nove anos depois, em Almada.
Arquivo Público
Em 2015, Frank Leão retornou a Angola, onde gravou três músicas e integrou o elenco do filme “Amor Ódio Amor” e da telenovela “A Fazenda”. O reconhecimento artístico esperado por ele naquele período, porém, não se concretizou. Hoje, aos 60 anos, e 36 anos após chegar a Portugal, Frank Leão retoma o percurso musical com o lançamento do single. “Mais do que uma canção, ‘O ÚNICO’ é uma vitória pessoal e a confirmação de que a arte nunca esquece o seu dono”, afirma.
“A música e o futebol têm algo muito forte em comum: são universais, emocionam pessoas de diferentes culturas e atravessam fronteiras. No meu caso, essa ligação é também profundamente pessoal. Vivo o futebol não só como inspiração artística, mas como realidade familiar, o que torna essa relação ainda mais intensa e verdadeira”, acrescenta.
A homenagem a Cristiano Ronaldo surgiu de forma espontânea, segundo ele, a partir da admiração pela trajetória do jogador. “O lançamento no dia 5 de fevereiro, data do aniversário do Cristiano, reforça ainda mais esse simbolismo. Cristiano é luta, é perseverança, é superação e abnegação. E por isso é um grande exemplo para as novas gerações que eu quero enaltecer”.
Atualmente, o artista afirma viver uma nova fase da carreira, com novos projetos em desenvolvimento. “Sempre me inspirei em artistas que conseguem unir identidade cultural, emoção e verdade naquilo que fazem. A vida, as experiências pessoais, a família e as lutas diárias também foram grandes fontes de inspiração ao longo do meu percurso”.
E completa: “Já estou trabalhando intensamente em novas músicas que serão lançadas ainda este ano. Este é apenas o começo de uma nova fase, vivida com maturidade, independência e muita paixão”.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com








