Fim-de-semana na TV: João Canijo, o Homo Urbanus Lisboetus e a Ovelha Choné

0
2

CINEMA

Três Crimes, Três Curtas
RTP2, sábado, 22h30

S.Ó.S., de Bruno Soares, Céu Aberto ou Espaço Limitado, de José António Loureiro, e Para Cá do Marão, de José Mazeda, são três curtas-metragens, todas primeiras obras dos seus realizadores, exibidas como se fossem um filme só. Estiveram em sala neste pacote em 2023 e agora passam na RTP2. Em comum têm o facto de tratarem de crimes. O filme de Bruno Soares lida com um assalto em Lisboa, com o dono da casa a confundir o assaltante com o seu filho. Já o de José António Loureiro é sobre um homem que sai da prisão e tem dificuldade em adaptar-se. Por fim, o de José Mazeda foca uma disputa em Trás-os-Montes entre um local e um galego.

Abril
TVCine Edition, sábado, 19h10

No dia em que Berlusconi sobe ao poder, Moretti fuma o primeiro charro da sua vida. Depois, resolve retomar o antigo projecto de filmar um musical, mas acaba por adiá-lo outra vez. Quando as novas eleições se aproximam, Moretti sente que é seu dever fazer um documentário e começa a acompanhar os comícios. A mulher tenta prepará-lo para o nascimento do filho, mas Moretti não se consegue concentrar no que ela lhe diz nem no que a equipa técnica lhe pede… Agora é que lhe apetecia mesmo rodar o tal musical… Um filme de Nanni Moretti de 1998, como parte do especial Anos de Ouro do Cinema Italiano, que encerra agora e arranca às 13h05. Passa no meio de títulos como Oxalá Seja Menina!, A Lenda do Santo Bebedor, O Quarto do Filho, O Intruso e Identificação de Uma Mulher.

Viver Mal
RTP1, sábado, 0h13

Se em Mal Viver os protagonistas eram os donos do hotel, neste Viver Mal, a história gira em torno dos clientes. A acção desenrola-se durante um fim-de-semana, quando chegam ao hotel três núcleos familiares. Parte do díptico que venceu um Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, um drama sobre relações tóxicas realizado por João Canijo, que morreu na semana passada.

My Fair Lady
RTP Memória, domingo, 15h

Musical clássico de (Alan Jay) Lerner e (Frederick) Loewe que se estreou na Broadway em 1956, com grande sucesso e Julie Andrews no papel principal, My Fair Lady é uma adaptação da peça Pigmaleão, de George Bernard Shaw. Na versão para cinema, escrita pelo próprio Lerner e realizada por George Cukor, a protagonista é Audrey Hepburn, que, ao contrário de Andrews, não canta. Rex Harrison, que já fazia a peça em palco, é um académico especializado em fonética que começa a ensinar uma vendedora de flores pobre de Covent Garden, em Londres, treinando-a para mudar o sotaque e poder fazer-se passar por uma duquesa, uma aposta que faz com um coronel seu amigo. Com canções como Wouldn’t it be loverly?, Just you wait, The rain in Spain ou I could have danced all night, foi um êxito retumbante (o segundo filme mais rentável de 1964) e ganhou oito Óscares, incluindo os de melhor filme, melhor realizador e melhor actor.

Frankie e Johnny
RTP Memória, domingo, 21h

Johnny (Al Pacino) é um homem solitário, de meia-idade, que acabou de sair da prisão. Consegue arranjar emprego como cozinheiro num restaurante que pertence a uma família de origem grega. Frankie (Michelle Pfeiffer) é empregada no mesmo estabelecimento: uma mulher triste e descontente com a vida que leva. Johnny acaba por se apaixonar por Frankie, mas para a conquistar vai ter de a arrancar primeiro do tédio e da monotonia em que ela vive. De Garry Marshall (Um Sonho de Mulher), esta é uma comédia dramática de 1991 em torno da sombria vida quotidiana de um restaurante suburbano através de duas personagens e do elo que as une.

Lágrimas e Suspiros
RTP2, domingo, 22h30

Final do século XIX. Três irmãs e uma criada vivem numa enorme mansão. Uma das irmãs padece de um cancro em fase terminal, mas nem isso desperta o afecto das outras, que vivem angustiadas com os seus próprios dramas pessoais. A criada é a única que a acarinha. Um clássico do sueco Ingmar Bergman de 1972, que valeu a Sven Nykvist o óscar de melhor direcção de fotografia.

SÉRIE

Alentejo Sem Lei
RTP Memória, domingo, 0h

Em 1991, João Canijo, o premiado realizador português que morreu no passado dia 29 de Janeiro, assinou esta série de televisão de três episódios da RTP, um western à portuguesa desenrolado no Alentejo durante a guerra civil de 1828-1834, entre os miguelistas e os liberais. No elenco, nomes como Fernando Luís, Adriano Luz, Rita Blanco, Rogério Samora, Vítor Norte, Isabel de Castro, Herman José, Márcia Breia, Maria Vieira, Miguel Guilherme, Nuno Melo, Rita Loureiro ou António Feio. A música original era de Manuel João Vieira.

DOCUMENTÁRIOS

O Legado do Falcoeiro
RTP2, sábado, 17h33

Hidetoshi Matsubara é um falcoeiro tradicional, alguém cujo trabalho é treinar e cuidar de falcões (e outras aves de rapina) para serem usados na caça. Com mais de meio século de experiência, é dos poucos praticantes de tal profissão que mantém viva a tradição antiga. Já envelhecido e sem visão no olho esquerdo, algo que veio de um AVC, tenta ensinar, durante o Inverno, o ofício a uma estudante do secundário. Este documentário de 2023, assinado por Tenji Takakura, conta a história dele.

A Desigualdade de Competências: Trabalhar Numa Era de Incertezas
RTP Notícias, sábado, 1h

Para lidar com os dilemas que o futuro trará, como uma população envelhecida, uma crise climática cada vez mais expressiva e o avanço galopante da tecnologia, várias empresas estão a dar ênfase às aptidões, mais do que às suas próprias estruturas. Este documentário foca mesmo isso, da transição verde da Dinamarca à reinvenção dos modelos de produção de França, passando pela forma como o Japão tem lidado com o problema da demografia.

Homo Urbanus Lisboetus – Bêka & Lemoine
RTP2, sábado, 23h37

Bêka & Lemoine, o duo do italiano Ila Bêka e da francesa Louise Lemoine, existe desde 2005, trabalhando nas áreas das artes visuais, do cinema documental e da arquitectura. Ele é arquitecto, ela historiadora de arte e de cinema. Em 2024, realizaram esta média metragem produzida em parceria com a RTP. A ideia é explorar, como é costume na obra deles, a relação entre as pessoas e a arquitectura.

Sensualidade Bestial: Necessidade de Procriar
RTP2, domingo, 16h

As hormonas fazem com que os animais, independentemente da espécie, procurem parceiro e reproduzir-se. Isto funciona de forma diferente para cada um, sendo mais ou menos fácil conseguir isso. E há de todas as configurações, da quase monogamia ao sexo ao grupo, passando pelos casos de uma noite só. Há camelos que se babam, bonobos que fazem tudo, pássaros que fazem competições de dança. É essa a premissa deste documentário de 2023.

INFANTIL

A Ovelha Choné
Panda+, sábado, streaming

Estreou-se ontem a sétima temporada da série do popular spin-off de Wallace & Gromit, produção do venerado estúdio de animação de stop-motion britânico Aardman.

A Família Addams 2 (VP)
Panda Kids, domingo, 11h

Frustrados com a nova dinâmica familiar, em que os miúdos cresceram e estão de tal modo focados na tecnologia que mal aparecem para jantar, Mortícia e Gomez têm uma ideia brilhante: pegar na velha autocaravana da família e pôr-se a caminho. O objectivo é escapar à monotonia do dia-a-dia e criar novos laços e memórias familiares. É assim que, acompanhados por Wednesday, Pugsley, o Tio Fester e o resto das mascotes, eles percorrem os locais mais icónicos dos EUA, onde vão fazer novos amigos e visitar familiares que há muito não vêem. Uma comédia de animação inspirada na banda desenhada criada por Charles Addams, que se tornou ainda mais famosa após ter sido adaptada ao grande ecrã em 1991 por Barry Sonnenfeld. A Família Addams 2 segue as aventuras do filme de 2019.

DESPORTO

Futsal Masculino: Campeonato da Europa 2026: Portugal x Espanha
RTP1, sábado, 18h23

Directo. Em Ljubljana, na Eslovénia, Portugal, que ganhou todos os jogos e procura o terceiro título consecutivo, disputa a final com Espanha.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com