A Administração Trump pressionou o senador democrata Chuck Schumer, representante nova-iorquino e líder da oposição no Senado, para que este auxiliasse esforços para renomear o aeroporto internacional de Washington-Dulles e a gare ferroviária e rodoviária Penn Station em Nova Iorque em homenagem ao Presidente republicano. Esse seria o preço para o Governo federal desbloquear verbas para a construção de um túnel ferroviário entre Nova Iorque e o estado de Nova Jérsia, sob o rio Hudson. O “negócio” não foi para a frente.
A notícia foi avançada na quinta-feira pelo site Punchbowl News e no dia seguinte pelo New York Times, que cita quatro fontes com conhecimento das conversações entre o Governo federal e o senador Schumer. O plano seria rebaptizar o principal aeroporto da zona da capital Washington e a mais movimentada estação ferroviária dos Estados Unidos como aeroporto Donald J. Trump e estação Donald J. Trump, respectivamente, a troco da libertação de fundos para um importante projecto em Nova Iorque.
A construção de um novo túnel sob o Hudson – o projecto Gateway, que deverá substituir uma infra-estrutura antiga cuja deterioração tem gerado grandes constrangimentos no tráfego ferroviário – foi interrompida na sexta-feira por falta de verbas federais, congeladas desde Outubro de 2025. No mesmo dia, uma juíza federal de Nova Iorque decretou o desbloqueio imediato das verbas.
Reuters
O projecto Gateway ascende a 16 mil milhões de dólares, um financiamento aprovado pelo Congresso já em 2011, e os custos das obras têm sido suportados nos últimos meses por um consórcio estabelecido pelos governos estaduais de Nova Iorque e de Nova Jérsia. A entidade está agora a exigir 200 milhões de dólares em atraso ao Estado central, declarando não ser possível prosseguir com a empreitada.
O bloqueio de verbas, em Outubro, ocorreu em plena campanha para as eleições municipais nova-iorquinas e para as estaduais de Nova Jérsia, ganhas respectivamente por Zohran Mamdani e Mikie Sherrill, candidatos democratas que derrotaram adversários apoiados por Donald Trump.
Mais tarde, a administração republicana justificou o congelamento com a recusa das autoridades nova-iorquinas em colaborar com as entidades federais na identificação, detenção e deportação de estrangeiros sob suspeita de permanência irregular no país. Mas o Punchbowl News e o New York Times revelam agora que a Casa Branca estaria disposta a resolver o diferendo a troco de colocar o nome de Donald Trump no principal aeroporto da zona de Washington e numa das maiores estações ferroviárias do mundo.
Edifícios, vistos e passes Trump
Apesar da campanha de pressão, denunciada e condenada agora pelos democratas, Schumer não tem autoridade, por si só, para renomear o aeroporto Washington-Dulles ou a famosa Penn Station. Em relação à primeira iniciativa, há uma proposta na Câmara dos Representantes para a alteração, mas com um longo caminho legislativo pela frente até chegar ao Senado. Sobre a segunda mudança, não há qualquer proposta actualmente em discussão.
É contudo conhecido o desejo de Trump de atribuir o seu nome a edifícios e instituições públicas, tal como o fez no passado a inúmeros hotéis, empreendimentos e negócios no sector privado. Desde o regresso à Casa Branca, o Kennedy Center em Washington, o principal centro de artes e espectáculos do país, passou a exibir o nome do actual Presidente antes do nome do falecido chefe de Estado democrata. O Instituto da Paz passou a ser designado pela Administração Trump como o Instituto da Paz Donald J. Trump. Ambas as medidas foram implementadas sem autorização do Congresso, sendo por isso ilegais.
O Governo federal atribuiu também o nome e imagem de Trump, ao longo dos últimos meses, a uma nova classe de navios de guerra, a um programa de vistos gold, aos passes anuais para os parques nacionais, e a um programa público de contas de poupança e investimento para crianças nascidas entre 2025 e 2028. Está ainda em cima da mesa a emissão de uma moeda comemorativa de 1 dólar com o rosto de Trump.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com



