Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
O brasileiro Iago Silva chegou a dividir um quarto com 16 pessoas no centro de Lisboa quando desembarcou em Portugal, há oito anos. Hoje, o carioca é empreendedor no setor imobiliário e passou a ajudar famílias e condomínios que tiveram casas e prédios atingidos pelas fortes chuvas que castigam o país nas últimas semanas. Ele enxergou no drama de famílias que tiveram o telhado de casa arrancado, durante as chuvas, uma oportunidade para expandir os negócios.
Divulgação/Iago Silva
Natural de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro, Iago deixou o Brasil após manter uma pequena loja de roupas. Ao chegar a Portugal, precisou se adaptar rapidamente à nova realidade e passou por diferentes atividades até conseguir se firmar no mercado. Trabalhou na construção civil, em restaurantes e como motorista de aplicativo de entrega de comida.
O início da vida em solo português foi marcado por dificuldades, improvisos e pela necessidade de persistir. “Atualmente moro em Carcavelos, Cascais. Mas já morei no centro de Lisboa, onde dividi um quarto com 16 pessoas”, relembra. Há três anos, ele voltou a empreender. Nascia a Arrenda Simples, empresa voltada para a gestão de imóveis. “Criamos a Arrenda Simples de forma pequenina e a intenção era ajudar uma amiga que estava tendo problemas com inquilinos. E hoje isso virou meu principal negócio”, conta.
A empresa passou a oferecer serviços como gestão de arrendamento, recebimento de correspondências, transferências de contas de água, luz e gás, cobrança de rendas e envio de avisos, entre outras demandas administrativas. A carteira de clientes cresceu e hoje inclui brasileiros, portugueses e angolanos, segundo Iago.
Com o avanço da atuação no setor imobiliário, a empresa passou também a realizar serviços de remodelação. “Sobre as reformas, fazemos serviço de pintura, telhado, piso, remodelação em geral”, afirma. Dependendo do estado do imóvel, especialmente dos telhados, os serviços podem ser concluídos em cerca de sete dias.
Expansão da atuação profissional
Inicialmente, as reformas eram oferecidas apenas a clientes que já utilizavam a gestão de imóveis. Há um mês, o cenário mudou, com a intensificação das chuvas em diversas regiões de Portugal. Ventos fortes e temporais causaram destelhamentos e danos estruturais, sobretudo em prédios residenciais, segundo o que ele aponta.
Foi nesse contexto que Iago decidiu ampliar a atuação profissional. “Com a chegada das fortes chuvas que estão atingindo Portugal há algumas semanas, pensei no seguinte: vou abrir mais uma vertente que é o serviço de reformar, reconstruir telhados”. Para isso, firmou parceria com outra empresa especializada e passou a divulgar o serviço. A procura aumentou rapidamente.
Segundo ele, pelo menos quatro pedidos de orçamento são feitos por semana, número que vem crescendo. “Temos contatos com gestores de condomínios e eles nos têm pedido orçamentos”. A maior demanda vem de condomínios residenciais, ele afirma. “O que estão mais procurando é para reforma de telhados de prédios de apartamentos, que foram destelhados pela ventania e chuvas fortes”, relata. A divulgação do serviço ocorreu de forma orgânica, por indicação entre gestores e clientes.
Atualmente, Iago não atua diretamente nas obras. Ele faz a captação de clientes, enquanto a execução do serviço fica a cargo da empresa parceira, que conta com uma equipa de sete profissionais. O foco principal segue sendo o ramo imobiliário, mas a nova frente de atuação cresce impulsionada por uma necessidade urgente da população.
A trajetória do brasileiro em Portugal é marcada pela adaptação, empreendedorismo e leitura atenta das oportunidades do mercado. “Para quem pensa em vir e empreender em Portugal, eu sugiro: entrar pela porta da frente, entender do mercado e fazer um bom networking. O resto acontece naturalmente”, resume o empreendedor carioca.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com










