O presidente da Câmara de Penafiel reuniu-se com a tutela para exigir o avanço da segunda fase do Itinerário Complementar 35 (IC35), entre Rans e Entre-os-Rios, obra considerada urgente, revelou nesta segunda-feira fonte da autarquia.
A reunião entre o social-democrata Pedro Cepeda, que preside à Câmara de Penafiel, no distrito do Porto, e o ministro das Infra-Estruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, decorreu na sexta-feira, em Lisboa, e serviu para discutir a mobilidade no território.
“Foi reforçada a posição do Município [de Penafiel] quanto à necessidade de avançar com a segunda fase do IC35, entre Rans e Entre-os-Rios”, revelou fonte da Câmara à Lusa, acrescentando que “esta reunião teve como objectivo central garantir a continuidade do projecto até ao seu destino final, assegurando a ligação plena entre Penafiel e Castelo de Paiva”.
Já Pedro Cepeda, citado num comunicado da Câmara de Penafiel, refere que “é essencial garantir o IC35 completo até Entre-os-Rios”.
“Só assim cumprimos um compromisso antigo com as populações, promovemos coesão territorial e reforçamos a segurança e o desenvolvimento deste território”, defende o autarca.
A segunda fase do IC35 representa um investimento estimado de 90 milhões de euros.
Segundo a autarquia, o processo encontra-se numa fase avançada, estando a ser ultimados pormenores técnicos e a articulação entre entidades públicas.
Estima-se que o concurso seja lançado ainda este ano, quando se assinalam 25 anos da queda da Ponte Hintze Ribeiro.
“Esta obra é um ato de justiça territorial, essencial para as pessoas, para as empresas e para o futuro da região”, referiu o autarca, reafirmando que o Município continuará a acompanhar este processo com determinação até à sua concretização.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





