Os trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa aprovaram esta segunda-feira um acordo laboral válido até Junho de 2027, que contempla aumentos salariais com um mínimo de 100 euros e o reforço de benefícios sociais.
O acordo, que prevê aumentos salariais de 2,8% já este mês e de mais 2,5% no próximo mês de Outubro, ambos com um mínimo garantido de 50 euros, foi aprovado com 56% de votos favoráveis e 43,7% contra, num universo de 4805 inscritos e 3828 votantes.
Em declarações à agência Lusa, o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa, Rogério Nogueira, agradeceu a participação no referendo ao pré-acordo laboral e considerou tratar-se de um acordo de importância acrescida para os trabalhadores.
“Num contexto de grande instabilidade no sector automóvel, este acordo da Autoeuropa assume uma importância acrescida. Prevê aumentos salariais mínimos de 100 euros em 2026 e a majoração dos prémios de objectivos de 2026 e 2027, garantindo uma valorização real dos rendimentos, bem como prémios de assiduidade e a garantia de layoff pago a 100% do salário e do subsídio de turno”, disse Rogério Nogueira.
“O acordo assegura ainda, entre outras medidas, estabilidade laboral até 2027”, frisou o representante dos trabalhadores da fábrica de automóveis de Palmela, no distrito de Setúbal.
O acordo laboral, agora aprovado pelos trabalhadores, prevê também o pagamento de um prémio único de 500 euros, “um complemento pela divisão do aumento salarial” de 50 euros em Janeiro e Outubro, que será pago após a assinatura do acordo pela CT e pela administração da empresa.
Está igualmente prevista a atribuição de um prémio de assiduidade de 50 euros mensais entre Janeiro e Junho de 2027, com o alargamento das excepções elegíveis face ao modelo anterior, incluindo situações de doença e compromissos legais dos trabalhadores.
O aumento do subsídio de refeição para cinco euros, a majoração do prémio de objectivos até 150% em 2026 e 2027 e a aplicação de um novo modelo de turnos a partir de Junho de 2026, dependente da aprovação dos trabalhadores em referendo a realizar até Março, são outras das garantias previstas no acordo laboral.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





