Vídeo obscuro e primeiro suspeito marcam avanços no caso do sequestro de Nancy Guthrie

0
3

As autoridades norte-americanas divulgaram o vídeo de um homem armado e disfarçado com uma máscara de esqui a mexer na câmara de segurança na porta de Nancy Guthrie, a mãe da apresentadora de televisão Savannah Guthrie. O vídeo foi captado pouco antes de idosa de 84 anos ter sido raptada há nove dias, no Arizona, num presumível sequestro para obtenção de resgate.

A divulgação das imagens aconteceu poucas horas antes de outra grande reviravolta na busca por Nancy Guthrie — a primeira detenção no caso que ganhou as manchetes nacionais após vários dias em que os investigadores relataram pouco progresso.

O Departamento do Xerife do Condado de Pima disse, em comunicado nesta terça-feira à noite, que seus agentes “detiveram um suspeito durante uma operação STOP” no sul de Tucson, a cidade onde Nancy desapareceu, e que a pessoa estava “a ser interrogada em conexão com a investigação de Guthrie”.

Contudo, recusam-se a fornecer mais detalhes. Outro agente confirmou separadamente à Reuters que um “suspeito” na investigação tinha sido detido no Arizona, mas não deu mais detalhes.

Mais tarde, o departamento do xerife informou que os seus agentes e uma equipa forense do FBI realizaram uma busca autorizada pelo tribunal “num local” em Rio Rico, a cerca de 96 km de Tucson, perto da fronteira com o México — algumas teorias da Internet alegam que foram os cartéis de droga a raptar Nancy.

Uma mulher, que se identificou como sogra do homem detido, disse à CNN que as autoridades revistaram a sua casa depois de lhe dizerem que tinham recebido uma “dica de que a senhora estava” em sua casa. Garantiu que o genro, que trabalha como estafeta, não tinha nada que ver com o desaparecimento de Guthrie. E reiterou: “Não há ninguém na minha casa, nem tenho nada a esconder”.

As imagens captadas na porta de Nancy Guthrie
Pima County Sheriff’s Department/Handout via REUTERS

Imagens recuperadas

Nesta terça-feira, o FBI e o gabinete do xerife também divulgaram à imprensa imagens de vídeo captadas à porta da casa de Nancy Guthrie por uma câmara, recuperadas de dados descartados encontrados num repositório digital.

As imagens, vídeos e fotografias mostram um homem com uma máscara de esqui de lã, luvas, uma mochila e uma arma num coldre. Em redor da sua boca, vêem-se pêlos faciais. O suspeito aproxima-se da porta da frente de Nancy Guthrie nas primeiras horas de 1 de Fevereiro, mais ou menos na hora em que a idosa terá sido sequestrada.

A figura é vista a tentar esconder a câmara com folhagem recolhida no jardim da vivenda e, em seguida, parece danificar a câmara. A cabeça do indivíduo está baixa quando se aproxima da porta, dando a entender que está ciente da localização da câmara, explicaram as autoridades.

O xerife Chris Nanos confirmou que a câmara foi desactivada pouco antes das 2h da manhã e que o pacemaker de Guthrie se desconectou do seu telefone cerca de meia hora depois. Acredita-se que tenha sido levada de casa à força.

Sem provas de vida

Os vestígios de sangue encontrados no alpendre da frente foram confirmados por testes de ADN como sendo de Guthrie, que foi vista pela última vez a 31 de Janeiro. As autoridades policiais e os familiares descreveram-na como alguém com mobilidade limitada, saúde frágil e que precisa de medicação diária para sobreviver.

Os avanços desta terça-feira marcam os maiores pontos de viragem até agora na investigação que parecia ter estagnado. Neste mesmo dia, os agentes do FBI foram vistos a ir de porta em porta a investigar a vizinhança em torno da casa da filha mais velha de Nancy Guthrie, Annie, com quem a mãe teria passado a noite antes do suposto sequestro.

Investigadores do FBI fazem buscas em torno da casa de Annie Guthrie
Rebecca Noble/Reuters

Sabe-se que pelo menos duas notas de resgate surgiram desde o desaparecimento de Nancy Guthrie, ambas entregues inicialmente a site de celebridades como o TMZ. Mas não foi enviada à família nenhuma prova de vida após o seu sequestro.

O desaparecimento da mãe de Savannah Guthrie tem atraído grande atenção mediática nos EUA, uma vez que a apresentadora é um dos rostos mais conhecidos da televisão no programa Today da NBC. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, começou a conferência desta terça-feira por dizer aos jornalistas que ela e o presidente Donald Trump tinham acabado de analisar as imagens recém-divulgadas.

“O Presidente incentiva qualquer americano em todo o país com qualquer informação sobre o suspeito a ligar para o FBI, que continua a ajudar as autoridades estaduais e locais que estão a conduzir esta investigação no terreno”, declarou Leavitt.

Savannah Guthrie e os seus irmãos têm várias mensagens de vídeo nas redes sociais a pedir ao público que ajude com dicas e aos sequestradores que devolvam a sua mãe, lembrando que estão dispostos a pagar 50 mil dólares (mais de 42 mil euros) por informações. “Acreditamos que ela ainda está viva. Tragam-na para casa”, apelou a apresentadora.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com