“Ele era feliz em Portugal”, diz irmã de brasileiro que morreu no Rio Douro

0
2

Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

O baiano Euzébio de Souza Silva Filho, 43 anos, desapareceu no dia 31 de janeiro deste ano, um sábado, após cair no Rio Douro, no Norte de Portugal. O corpo foi localizado em 8 de fevereiro, na Praia dos Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, e identificado pela Polícia Marítima portuguesa por meio de comparação com fotografias, segundo o relato de familiares. Ele era motorista de ônibus, atleta de remo, auxiliar técnico voluntário do Sport Club do Porto, e descrito pela família e pelos amigos como um homem solidário, trabalhador e apaixonado por esporte.

Natural de Salvador, na Bahia, Euzébio vivia em Portugal há pouco mais de dois anos. Solteiro e sem filhos, morava na cidade de Baião, no distrito do Porto, onde havia obtido financiamento e já pagava e morava em uma casa própria, segundo relato de parentes. Também havia adquirido um carro. Segundo a irmã dele, Lívia Silva, Euzébio sempre foi o principal apoio da família desde a morte da mãe, em 2012. O pai é idoso, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e enfrenta diversas comorbidades.

“Meu irmão era muito guerreiro e gostava de ajudar as pessoas. Sempre foi muito prestativo”. Ela lembra que Euzébio assumiu responsabilidades cedo e nunca deixou de auxiliar financeiramente as irmãs e o pai. “Ele saiu de Salvador onde sempre trabalhou como mecânico e motorista de ônibus. E o sonho maior dele era ser atleta de remo, treinava desde os 14 anos”. A vinda para Portugal representou a concretização de um projeto antigo, segundo Lívia. Ele chegou ao país em novembro de 2023, já contratado por uma empresa de transporte.

“Ele encontrou a felicidade ao praticar o esporte que tanto amava, trabalhar como motorista de ônibus e morar em Portugal”, confirma ela. No clube de remo, além de atleta, atuava como auxiliar técnico voluntário, ajudando a treinar outros remadores. Ele ainda participava de ações de cuidado com a área onde treinavam. “O que pediam a ele, ele se prontificava em ajudar. Ele era muito humano e tinha vários amigos em Portugal”. Apesar da rotina intensa, mantinha contato frequente com a família no Brasil e, um dia antes de cair no Rio Douro, falou com a irmã por telefone.

O acidente

De acordo com um amigo que estava com ele, os dois utilizavam um bote de borracha para realizar limpeza na margem do rio — atividade que, segundo a família, pode ter sido voluntária. “Não sei lhe dizer se a limpeza que ele estava fazendo no local havia sido ordenada ou se era uma coisa espontânea de Euzébio, pois ele gostava muito de ajudar”.

Ainda segundo as informações repassadas à família, após a hélice do bote enroscar em um objeto submerso, a embarcação virou próximo à ponte do Freixo, no Porto. Eles conseguiram desvirá-la, mas caíram novamente na água. O amigo conseguiu nadar até a margem e gritava para que Euzébio boiasse. Por volta das 13h, o atleta baiano desapareceu. No dia 8 de fevereiro, um corpo foi encontrado na Praia dos Salgueiros. A Polícia Marítima informou à família que se tratava de Euzébio. Os trâmites legais seguem em andamento, diz Lívia.

Um homem realizado

Entre os familiares, ele era conhecido como Júnior Grande, apelido carinhoso que o diferenciava de outro primo, também Júnior mas, por ser mais jovem, era chamado de Júnior Pequeno. “A gente é de uma família muito humilde mas muito centrada, focada em todos os princípios familiares. E ele sempre foi leal e amigo”, destaca a prima de Euzébio, Uilma Carneiro.

Pouco tempo depois de se estabelecer em Portugal, acrescenta ela, Euzébio enviou ao pai uma moto adaptada para facilitar sua locomoção. O veículo chegou em uma embalagem e foi uma festa para a família, relembra Uilma. Ela salienta que o presente é um exemplo de como ele se preocupava com o bem-estar dos familiares.

Para os parentes, ele vivia um dos momentos mais felizes da vida. “Sabe aquela pessoa realizada por morar em outro país? Esse era Euzébio quando falava de Portugal. Todos os que o conheceram só o viam sorrindo e nos dizem isso. Ele estava se preparando para vir nos visitar mas não queria mais morar no Brasil. Euzébio era feliz em Portugal”, afirma Lívia. A outra irmã, Patrícia, ainda muito abalada, preferiu não dar entrevista.

A dor da perda, aponta a família, é profunda. Lívia frisa que o irmão “era um menino amoroso”, que não cansava de dizer que havia vencido e estava feliz com tudo o que lhe acontecia todos os dias em Portugal. A viagem que ele planejava fazer seria a primeira ao Brasil desde que veio morar na Europa.

Família pede ajuda

A família criou a campanha “Todos por Euzébio” para custear despesas legais, documentação, deslocamento de um familiar a Portugal e o traslado do corpo para o Brasil. O custo está orçado em cerca de 11.300 euros (R$ 70 mil). Mas se o valor arrecadado não cobrir todas as despesas, Lívia diz que um pouco do irmão vai permanecer na Europa. “Se não conseguirmos o dinheiro para trazer o corpo, pretendemos cremá-lo e deixar uma parte das cinzas dele em Portugal, país onde ele venceu, tanto amou e foi tão feliz”.

Nota de pesar

Por meio de nota, o Sport Clube do Porto informou que “manifesta o seu mais profundo pesar pelo desaparecimento do Euzébio, nosso atleta de Remo, ocorrido no passado dia 31, na sequência de um acidente no rio Douro”.

O clube diz que “Euzébio encontrava-se enquanto voluntário, junto com os seus colegas remadores e funcionários da Marina, a dar o seu melhor no âmbito da intempérie, como tantas vezes fez ao longo do tempo e em múltiplas circunstâncias – sendo sempre o primeiro a chegar-se à frente quando identificava uma situação em que podia ajudar a comunidade e o clube de que faz parte enquanto atleta federado”.

Por fim, a nota acrescenta que “neste momento difícil, endereçamos à família, amigos e a todos os que privaram com o Euzébio as mais sinceras condolências. A sua presença, entrega e espírito solidário não serão esquecidos”.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com