Sandra Cavaca vai para a ULS Amadora-Sintra, Goes Pinheiro regressa aos SPMS

0
2

A até agora presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) Sandra Cavaca vai assumir a presidência do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra. Para o lugar que deixa vago o Governo escolheu Luís Goes Pinheiro, que regressa à entidade que liderou entre 2020 e 2023. Também a ULS de São José vai ter nova equipa de gestão. Confirma-se o nome de Miguel Paiva para a presidência, que sai da ULS de Entre Douro e Vouga.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 12 de Fevereiro, além de Sandra Cavaca no cargo de presidente da ULS da Amadora-Sintra, foram também nomeados como vogais João Serra, Ana Miranda, Nuno Ramos da Costa, Paulo Freitas e Graça de Fátima Gonçalves do Nascimento.

Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE, Sandra Cavaca está há muito ligada à saúde, mas não tem experiência de gestão de um hospital. Vai ocupar o lugar deixado por Carlos Sá, que apresentou a demissão em Novembro depois de alegadamente ter dado uma informação incompleta à ministra da Saúde no caso da morte da grávida Umo Cani.

A ULS Amadora-Sintra tem enfrentado vários pedidos de demissão internos, em parte devido à grande pressão que recai sobre as urgências daquele hospital. Esta é também uma área em que a cobertura dos cuidados de saúde tem limitações. No final do ano passado tinha mais de 191 mil utentes sem médico de família atribuído.

O lugar que Sandra Cavaca deixará vago nos SPMS – foi nomeada presidente em 2023 — vai agora voltar a ser ocupado por Luís Goes Pinheiro. O conselho de administração fica completo com as nomeações dos vogais Joaquim Rodrigues e Isabel da Silva Baptista.

Licenciado em direito, Goes Pinheiro ocupou o cargo de presidente deste organismo que é responsável pela digitalização da saúde entre 2020 e 2023. Durante esse período Sandra Cavaca foi vogal dessa instituição. Depois de ter deixado a presidência dos SPMS – à qual agora vai regressar para um mandato entre 2026 e 2028 – Goes Pinheiro foi presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e posteriormente foi escolhido para ficar à frente da estrutura de missão para a recuperação de processos pendentes na agência de Integração, Migrações e Asilo (EMAIMA), cujo mandato terminou no final do ano.

O Conselho de Ministros aprovou também a resolução que designa a nova administração da ULS de São José. Para o lugar de Rosa Valente Matos, que soube que não seria reconduzida no final do ano passado, foi escolhido Miguel Paiva, cujo nome já tinha sido falado para ocupar o cargo.

Miguel Paiva estava à frente do conselho de administração da ULS de Entre Douro e Vouga, cargo para o qual tinha sido reconduzido em Fevereiro de 2024. Foram também nomeados para lugares de vogais da ULS de São José Luís Campos Pinheiro, Miguel Marques Ferreira, Eduardo de Brito Alçada Castela, Teresa Cristina Vaz Fernandes e Susana Maria Sardinha Vieira Ramos.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com