A década perdida na ferrovia portuguesa

0
5

Este episódio do podcast Sobre Carris centra-se na análise do estado crítico da ferrovia em Portugal, começando pelo impacto severo do mau tempo que condicionou várias linhas e evidenciou falhas profundas na operação da CP. Um exemplo é disparidade entre a rapidez com que o Governo reagiu para reparar a auto-estrada A1 e a aparente lentidão na ferrovia, onde a Linha do Oeste enfrenta uma previsão de nove meses de fecho, enquanto na Linha de Cascais a oferta foi reduzida para um terço da habitual, ignorando soluções técnicas que existem desde os anos 60.

Para além da crise conjuntural, o episódio aborda o regresso da CP aos prejuízos em 2025, um cenário considerado preocupante numa altura em que a empresa precisa de contas robustas para se endividar para a Alta Velocidade. Este resultado negativo ocorre apesar de um recorde de passageiros, sendo em parte atribuído ao impacto financeiro do Passe Ferroviário Verde e a possíveis penalizações por má qualidade de serviço. Em contraste, a Fertagus procura responder a um aumento de 50% na procura através da compra de duas carruagens usadas em Espanha, uma solução que, embora limitada, é um sinal de agilidade face à paralisia da operadora pública, que mantém carruagens Arco recém-compradas encostadas.

O episódio conclui com um balanço implacável dos dez anos do programa Ferrovia 2020: a “década perdida da ferrovia portuguesa”, por ter falhado prazos e objectivos de modernização. Apenas seis dos 20 projectos originais foram concluídos.


Siga o programa Sobre Carris no Apple Podcasts, Spotify ou outras aplicações para podcasts.

Escreva à equipa do Sobre Carris através do email: comboios@sobrecarris.pt

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com