Autoridades portuguesas apoiam buscas por francês desaparecido no Guadiana

0
2

As autoridades portuguesas estão a colaborar em buscas no Guadiana por um cidadão francês que terá caído ao rio ao final da tarde de sábado. O homem caiu à água, próximo da margem espanhola do rio, a sul do Puerto de La Laja, cerca de quatro quilómetros a norte de Alcoutim.

As buscas foram confirmadas ao PÚBLICO pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, José Ribeiros, e pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e de Tavira, Sérgio de Deus Pardal. Segundo o próprio, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) recebeu um pedido de colaboração, por volta das 19h, do Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo de Madrid, para a operação de busca e resgate no rio Guadiana.

O alerta para o desaparecimento do homem francês terá sido dado pela esposa. O casal estaria a bordo de uma embarcação mais pequena, que usou para se deslocar desde a margem do rio até ao veleiro.

Segundo o comandante Deus Pardal, as buscas foram interrompidas por volta das 3h devido à falta de condições de navegação e visibilidade, tendo sido retomadas na manhã deste domingo. No local, em acções de busca “de norte para sul, nas zonas mais provável de deriva” a sul do local da queda, encontra-se uma embarcação da Polícia Marítima e outra do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), para além das embarcações espanholas.

O responsável adiantou que a AMN continuará a patrulhar a zona “durante o período diurno”, sublinhando que o caudal do rio Guadiana, apesar de ter diminuído nas últimas horas, continua “acima do normal” devido às intempéries e consequentes descargas das barragens a montante.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com