Cinco jovens morrem em incêndio num prédio na Catalunha

0
2

Cinco jovens morreram na noite de segunda-feira, 16 de Fevereiro, num incêndio que deflagrou num prédio de cinco andares em Manlleu, na província de Barcelona, na Catalunha. Outras quatro pessoas sofreram ferimentos ligeiros, mas não precisaram de ser hospitalizadas. A informação foi avançada pelo El País, citando os bombeiros da Generalidade da Catalunha.

O fogo começou por volta das 21h10 (20h10 em Portugal continental) numa arrecadação localizada no terraço do edifício, situado na rua Montseny. Por razões ainda desconhecidas, as pessoas que se encontravam no interior do espaço não conseguiram sair. Pelo menos quatro das vítimas estavam dentro da divisão onde teve origem o incêndio.

Inicialmente foi indicado que a arrecadação poderia ter sido adaptada para habitação, mas essa informação ainda não foi confirmada pelas autoridades, que também procuram esclarecer o motivo pelo qual os jovens se encontravam naquela zona do edifício.

Os bombeiros mobilizaram 13 meios para o local, após vários moradores terem ligado para o número de emergência (112) devido à presença de fumo na escada do prédio. O incêndio foi dado como extinto às 21h41.

A identificação formal das vítimas só deverá ficar concluída durante a manhã desta terça-feira, 17, uma vez que alguns corpos ficaram carbonizados. As autoridades têm, no entanto, a certeza de que todos os mortos eram jovens, podendo alguns ser menores de idade. A investigação das causas do incêndio está a cargo da Unidade de Investigação dos Mossos d’Esquadra.

Segundo a Protecção Civil espanhola, três famílias foram realojadas no Hotel Torres Manlley, enquanto os restantes moradores puderam regressar às suas casas após a extinção do incêndio.

O presidente da Generalidade da Catalunha, Salvador Illa, mostrou-se, na rede social X, “comovido” com a tragédia e apresentou condolências às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação aos feridos. Já o presidente da Câmara de Manlleu, Arnau Rovira, decretou três dias de luto oficial no município. As bandeiras municipais estarão a meia-haste e foi convocado um minuto de silêncio para as 19h desta terça-feira em frente à Câmara Municipal.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com