“Mil Diabos” voltam a andar à solta em Vinhais neste sábado

0
4

Os Mil Diabos vão andar à solta, em Vinhais, no sábado, numa tradição que remonta a quarta-feira de cinzas e envolve espectáculos que atraem visitantes portugueses e espanhóis, que já esgotaram o alojamento local, adiantou o município.

Com fatos de diabos, vinhaenses e visitantes vão concentrar-se para cumprir a tradição secular, enraizada neste concelho do nordeste transmontano, envolvendo espectáculos de luz, som e teatro.

Depois da missa da imposição de cinzas na Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, os “diabos”, comandados pela figura da morte, invadem as ruas e dão o sinal de partida para a recriação da história, com a subida às janelas e “rapto” das jovens que gritam a pedir socorro.

Apesar de oferecerem alguma resistência, acabam por ser colocadas num carro de bois, puxados por “diabos”, ao longo da vila, numa procissão que termina com a queima da morte.

Mil Diabos à Solta em Vinhais
CM Vinhais

A morte é representada por um boneco, com vários metros de altura, feito pelos alunos do agrupamento de escolas de Vinhais. No final da noite, arde, dando por encerradas as Festas de Inverno e, como diz o ditado, “quem p”ró rosto da morte olhar, por mais um ano a irá afastar”.

“Mil Diabos a Solta” é já um dos eventos “mais emblemáticos” de Vinhais, atraindo “muita gente” de outras partes do país, mas também de Espanha, de acordo com o município.

“Traz cada vez mais gente, não só da região, mas também de Espanha, porque há aqui uma forte tradição destas Festas de Inverno, nos nossos vizinhos espanhóis. (…) Pretendemos que seja um dia diferente, que enriquece, e muito, o concelho de Vinhais a nível cultural”, disse, à Lusa, o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes.

Mil Diabos à Solta em Vinhais

O autarca revelou ainda que, à data de segunda-feira, a hotelaria no concelho, “quer o hotel, quer o parque biológico, e também o turismo local”, já estava esgotada.

O município disponibiliza cerca de 100 fatos de diabos, que podem ser alugados no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais. A procura é “muito grande” e, como já é habitual, acabam por esgotar.

“Todos os anos, o que se tem verificado é que cada vez que fazemos fatos novos, com o aluguer, acabam por esgotar”, revelou Luís Fernandes.

Mil Diabos à Solta em Vinhais
CM Vinhais

Para este sábado, as previsões meteorológicas são favoráveis e o município acredita que os “Mil Diabos à Solta” é a oportunidade para “as pessoas se divertirem, para verem, para brincar nestes tempos cinzentos” que se têm vivido.

No final do espectáculo, haverá tasquinhas com comida e bebida no Pavilhão do Fumeiro e ainda animação musical com os Gaiteiros D’Onor e com os DJ Karetus.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com