Benfica é o último caso na cruzada de Vinícius contra o racismo

0
3

Depois do golo de Trubin, que correu mundo à boleia de um apuramento digno de figurar nos compêndios mais memoráveis do futebol, o Estádio da Luz viu-se, agora, em nova recepção ao Real Madrid, arrastado para o pântano do racismo.

O sucedido entre o brasileiro Vinícius Júnior e o argentino Gianluca Prestianni ganhou ainda maior eco, justificando a intervenção de inúmeras figuras, tanto da modalidade como de outros quadrantes, com o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton a evocar Martin Luther King e Jesse Jakson para apoiar a causa do avançado do Real Madrid, enquanto o presidente da FIFA, Gianni Infantino, se declarou triste, chocado e empenhado em esclarecer mais um episódio lamentável.

No rescaldo do jogo que esteve interrompido durante 10 minutos, com o árbitro François Letexier a activar o protocolo anti-racismo enquanto os jogadores do Real Madrid decidiam se prosseguiam em campo ou abandonavam a partida da primeira mão do play-off da Champions, discutiu-se um pouco de tudo.

No centro do vulcão, as alegadas palavras do jogador do Benfica, em pleno círculo central, que Mbappé, ao lado de Vinícius, confirmou terem sido um ataque racista. Prestianni puxou a camisola, cobrindo a boca, para chamar “mono” (macaco) a Vini, garante o francês. O benfiquista jura que houve um mal-entendido, mas Mbappé contou cinco vezes a palavra “mono”, que levou Vini a exigir a intervenção do juiz.

Versão desmentida pelo benfiquista, sem, contudo, revelar o que realmente disse, justificando que os jogadores usam a camisola para falarem. A Tchouaméni terá, de acordo com o médio francês do Real Madrid, explicado que chamou maricas e não “mono” a Vinícius…

O Benfica confia no argentino, apresenta vídeos que acredita desmontarem a cabala e, ao mesmo tempo, coloca-se à inteira disposição da UEFA no sentido de apurar toda a verdade dos factos… Que incluem insultos racistas de alguns adeptos das “águias” registados em vídeo.

Os competentes processos disciplinares, tanto do organismo que tutela o futebol europeu como da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) — alertada pelos relatos dos media — seguirão os seus trâmites com a celeridade que se impõe, estando os prevaricadores cientes do quadro aplicável nestas circunstâncias e que, para além de multas pecuniárias a jogador e clube, interdição ou proibição de venda de bilhetes em futuras deslocações da equipa em provas internacionais, determinam uma suspensão mínima de dez jogos de Prestianni caso se confirme a versão de Vinícius.

Mas, para aplicar os regulamentos é essencial a prova dos factos, o que, neste caso, à falta de outros meios, passa, fundamentalmente, pelo relatório do árbitro… que só accionou o protocolo depois de Vini Jr. ter corrido na sua direcção a denunciar Prestianni.

Assim, mesmo admitindo que Vinícius e Mbappé não deturparam as palavras de Prestianni (ainda não reveladas), dificilmente bastará o depoimento dos denunciantes num caso desta gravidade e que, a ser provado, terá consequências bem mais gravosas, justificando a intervenção do Ministério Público ou até uma queixa-crime do jogador brasileiro. Aliás, como sucedeu em 2023 com quatro adeptos do Atlético de Madrid, condenados no Verão de 2025 a penas de prisão (suspensa) por crimes de ódio.

Na perspectiva portuguesa, a justiça registou um aumento de condenações por racismo e xenofobia na sequência do famoso caso Marega, num Vitória SC-FC Porto.

Álvaro Arbeloa, treinador do Real Madrid, garante que Mourinho não hesitará quando apurar toda a verdade, sugerindo uma espécie de justiça divina, embora só uma eventual confissão possa alterar a posição “neutra” do treinador do Benfica.

Enquanto isso, Vinícius Júnior promete não largar a bandeira da luta contra o racismo, que nos últimos quatro anos empunhou em mais de duas dezenas de situações, tendo, inclusive, enfrentado o presidente da federação espanhola, Javier Tebas, no rescaldo de um jogo no Mestalla, com o Valência. Madrid aguarda agora o Benfica e novidades de Prestianni no jogo da 2.ª mão.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com