Sócrates: estará finalmente um novo processo a caminho?

0
2

Por mais que as pessoas estejam cansadas de José Sócrates e das peripécias rocambolescas dos advogados oficiais, dos advogados oficiosos e dos infinitos recursos; por mais que estejam fartas de um processo mastodôntico que se arrasta há anos sem fim; por mais tédio e desencanto que tudo isto provoque, há um elementar dever de cidadania que nos obriga a acompanhar a Operação Marquês e aquilo que Sócrates anda a fazer. Se mais razões não houvesse, esta bastaria: não há país decente, nem sistema judicial com um mínimo de brio que aguente a demolição do seu prestígio à frente de 10 milhões de portugueses. Sócrates tem o grande mérito de nos esfregar na cara aquilo que é hoje do domínio da evidência: com suficiente dinheiro e descaramento, o Código Penal, o Código de Processo Penal e a lentidão da Justiça oferecem os meios necessários para que um suspeito muito rico permaneça durante décadas num limbo de impunidade. É chato. É caro. Não oferece a inocência. Mas, pelo menos, não dá prisão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue – nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com