Presos, investigados, demissionários: como foram afectadas as figuras do caso Epstein

0
2

Novos protagonistas do caso Epstein vão surgindo a cada nova divulgação de ficheiros por parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A mais recente parcela do dossier, publicada a 30 de Janeiro, revela novas amizades e detalha a profundidade de laços já conhecidos entre Jeffrey Epstein e figuras poderosas um pouco por todo o mundo. À medida que as relações e negócios do pedófilo, condenado em 2008, vêm a público, há um efeito dominó que, em muitos casos, culmina em demissões, investigações ou acusações criminais.

Entre as novas figuras envolvidas na polémica, oriundas dos EUA, da Europa e até do Médio Oriente, são muitos os que se retractam publicamente pelas ligações ao casal, mas há também quem tente passar incólume — pelo menos até que o surgimento de novos ficheiros ou a reversão das supressões os implique.

Quanto à rede de tráfico sexual de menores operada pelo agressor sexual falecido em 2019 e a sua cúmplice, Ghislaine Maxwel, nenhum dos implicados assume envolvimento directo no esquema.

Os mais recentes (e não só) protagonistas são aqui divididos quanto ao ramo que melhor descreve o teor da relação que tinham com Epstein — política, mundo empresarial ou cultura —, bem como quanto às repercussões que enfrentam: há presos, demissionários e vários suspeitos sob investigação, um dos quais acusado judicialmente. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, foram divulgados até ao momento 3,5 milhões de ficheiros, com muita da informação censurada.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com