Bactéria escondida em gruta gelada com 5000 anos é resistente a antibióticos actuais

0
3

Não há muitos microorganismos no mundo com a capacidade de adaptação das bactérias: seja em temperaturas extremas, seja com radiação elevada ou mesmo ambientes secos. Ou, por exemplo, ambientes gelados. As montanhas Apuseni, na Transilvânia (Roménia), guardam uma das maiores grutas de gelo do mundo, a de Scărișoara. Além de um reduto turístico, Scărișoara é um reservatório científico para viajar no tempo e revisitar o passado. Aqui se escondia também, numa camada de gelo com 5000 anos, a estirpe de uma bactéria com propriedades notáveis: resistente a antibióticos actuais, mas também com potencial para ajudar a conter outras “superbactérias” – eis a Psychrobacter SC65A.3.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue – nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com