A BMW iniciou a recolha de centenas de milhares de veículos devido a um potencial risco de incêndio causado por um defeito no motor de arranque. A informação foi avançada na terça-feira pela revista alemã especializada Kfz-Betrieb.
A operação poderá abranger até 575 mil viaturas em todo o mundo, segundo noticiou a publicação alemã. A BMW não confirmou esse valor, mas admitiu que o número poderá situar-se na ordem dos “seis dígitos”.
Segundo a fabricante alemã, inspecções ao produto revelaram que, após um elevado número de arranques, um dos componente do motor vai sofrendo desgaste, o que pode dificultar a ignição do veículo e até impedir totalmente que este ligue.
A marca declarou, inclusive, que não se pode descartar a possibilidade de ocorrer um curto-circuito, que poderia levar ao sobreaquecimento localizado do motor: “Na pior das hipóteses, isso poderia resultar num incêndio no veículo durante o funcionamento.” A BMW recomenda, portanto, que os clientes não deixem o automóvel com o motor ligado sem vigilância, cita o jornal Bild,
A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) informou que os concessionários irão proceder à substituição gratuita do motor de arranque nos automóveis abrangidos pela campanha de recolha.
Segundo explicou um porta-voz da marca, citado pela Kfz-Betrieb, “os veículos potencialmente afectados são aqueles equipados com um motor de arranque produzido entre Julho de 2020 e Julho de 2022”.
O responsável adiantou ainda que não é possível determinar com exactidão o período de fabrico das viaturas abrangidas, uma vez que os prazos de transporte entre a unidade de produção dos motores de arranque e as diferentes fábricas automóveis variam. Os veículos são, portanto, identificados com base no seu número do chassis, mais conhecido como VIN (sigla para Vehicle Identification Number).
Os modelos afectados são o Série 2 Coupé (código do modelo: G42), Série 3 Sedan (G20), Série 3 Touring (G21), Série 3 Long Wheelbase (G28), Série 4 Coupé (G22), Série 4 Cabriolet (G23), Série 4 Gran Coupé (G26), Série 5 Sedan (G30), Série 5 Touring (G31), Série 6 Gran Turismo (G32), Série 7 Sedan (G11, G12), X3 (G01), X4 (G02), X5 (G05), X6 (G06) e Z4 (G29, incluindo o Toyota Supra, mecanicamente idêntico).
A BMW informa que, em caso de recolha, os proprietários serão notificados através do ecrã de controlo do veículo, da aplicação My BMW, por correio, email ou telefone. No entanto, se quiser verificar se o seu BMW está abrangido por alguma campanha de recolha, basta aceder ao site oficial da marca e inserir a matrícula do veículo.
Em Setembro do ano passado, a marca, sediada em Munique, já tinha avançado com a recolha de milhares de veículos devido a falhas no mesmo componente.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com









