Uma Yorkshire Terrier subnutrida foi encontrada no fundo de uma conduta do lixo de um prédio de apartamentos em Washington, depois de funcionários terem ouvido os seus gemidos e chamado o controlo animal.
“O cão não tinha quaisquer sinais de pertença, como uma coleira ou algo do género”, disse Erin Johnston, funcionária da associação que acolheu o animal durante um período obrigatório de três dias como animal errante, após um agente do controlo animal a ter resgatado do lixo na North Capitol Street, a 28 de Janeiro.
Georgia Dodson, directora e co-fundadora da Miri’s Haven Senior Dog Rescue, foi buscar o cão — mais tarde baptizado Apple — quando esse período terminou. Disse que os socorristas não sabem quanto tempo Apple esteve presa na área de recolha de lixo, nem de que altura caiu.
Embora Dodson esteja habituada a casos difíceis, o estado físico de Apple destacou-se como particularmente grave.
“A forma como ela chegou até nós reflecte meses, se não anos, de negligência”, disse Dodson, cuja associação de voluntários tem sede em Rockville, no estado do Maryland. “Era evidente que este cão não tinha sido tosquiado, nem levado à rua, nem sequer tinha possibilidade de andar. Isto foi muito para além de uma simples descida pela conduta do lixo.”
Apple, que se acredita ter nove anos, pesa cerca de dois quilos. “O peso saudável dela seria quatro ou quatro quilos e meio”, disse Dodson. “Está extremamente magra, o pêlo estava completamente emaranhado e coberto de excrementos e de todo o tipo de sujidade que tive literalmente de rapar.”
Dodson deu a Apple um corte de pêlo cuidadoso e um banho, e cortou-lhe as unhas, que estavam demasiado compridas.
“Era evidente que estava com dores e, certamente, assustada”, disse Dodson, acrescentando que Apple tem dificuldades em usar as patas traseiras e também em andar. Apple não apresenta ossos partidos, disse Dodson, mas acredita que o baixo tónus muscular nas patas traseiras resulta de anos de negligência.
“Parece que poderá ter estado numa jaula durante um período prolongado”, disse.
Dodson iniciou um plano alimentar para ajudar Apple a ganhar peso de forma segura, administrou tratamento contra pulgas e desparasitação, e aguarda os resultados das análises ao sangue para determinar se existem outros problemas de saúde.
Dodson está a acolher Apple temporariamente enquanto o seu estado estabiliza, e a associação espera encontrar alguém que a adopte. Segundo Dodson, a disposição de Apple transformou-se nos poucos dias desde que foi resgatada.
“Deu uma volta de 180 graus”, disse Dodson, acrescentando que a mobilidade e a força melhoraram ligeiramente. “Não pára de abanar a cauda, cumprimenta todas as pessoas que conhece.” Apple já conheceu vários voluntários e aninhou-se feliz no colo de cada um deles.
“Está desesperada por afecto e mimos e quer sempre estar ao colo”, disse Dodson. “Tem sido tão bonito vê-la feliz por perceber que as pessoas querem gostar dela e ser bondosas e delicadas.”
A Humane Rescue Alliance, que investiga casos de maus-tratos e negligência animal em Washington, disse ao The Washington Post que está a analisar o caso e que pede a quem tiver informações que contacte a organização.
Dodson disse que ela e a equipa acreditam que o dono de Apple teve a intenção de se desfazer dela. “Estes casos de negligência animal são problemas reais”, afirmou.
Depois de publicar a história de Apple no Facebook, disse Dodson, ela e outros voluntários da associação receberam uma enorme onda de apoio. Já doaram mais de 3000 dólares para ajudar a cobrir os cuidados médicos de Apple. Várias pessoas também se ofereceram para a adoptar e outras candidataram-se a voluntárias da associação.
“É isso que realmente nos mantém em movimento”, disse Dodson. “Esse tem sido o ponto alto do nosso trabalho: quando vemos as pessoas a apoiar-nos e a apoiar cães como este.” Embora Apple tenha passado por muito, disse Dodson, acredita que a sua vida deu uma volta positiva. “Tem sido reconfortante vê-la, dia após dia, um pouco mais luminosa”, concluiu.
Exclusivo PÚBLICO/Washington Post
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com








