Com o país ainda a braços com os estragos provocados pelas tempestades Kristin, Leonardo e Marta, dezenas de municípios decidiram cancelar, adiar ou condicionar as festividades de Carnaval.
Entre prejuízos avultados, estradas cortadas e populações ainda em recuperação, a prioridade mudou: garantir segurança e restabelecer a normalidade. A verdade é que o estado de calamidade está em vigor até dia 15, até lá e depois disso alguns concelhos podem mudar de ideias, até porque podemos esperar alguma melhoria do estado do tempo. Segue-se o retrato nacional possível nesta altura.
Municípios onde o Carnaval ainda se mantém de pé
Apesar das intempéries, e até um anúncio oficial em contrário, mantêm-se os desfiles em: Loures, Loulé, Sines e Sesimbra. Estes municípios não anunciaram cancelamentos, embora reconheçam o contexto difícil. Loulé anunciou entretanto que cancelava o desfile infantil de sexta-feira mas que mantinha a restante programação entre dias 15 e 17: “Uma vez que para estes três dias as previsões meteorológicas são favoráveis, os desfiles irão mesmo sair para a rua”, lê-se na nota enviada às redacções pela Câmara Municipal.
Famalicão arranca para festejos
Vila Nova de Famalicão arranca para a festa a 13 de Fevereiro. Às 14h, no Pavilhão Municipal, o tradicional Desfile de Carnaval Infantil abre alas ao programa que se estende até terça-feira e que tem o seu ponto alto na Noite de Carnaval de 16 de Fevereiro, que junta milhares nas ruas da cidade, com animação em quatro palcos.
Trofa adia Carnaval
O Desfile de Carnaval marcado para dia 15 é adiado para dia 22, no mesmo horário e local (14h30, junto à Estação Ferroviária), por decisão conjunta da Câmara Municipal e da FapTrofa (Federação das Associações de Pais das Escolas do Concelho), depois de reunidas com a Protecção Civil Municipal.
Murtosa mantém desfile infantil
O Desfile do Carnaval Infantil avança dia 14, a partir das 14h, “tendo em conta as condições meteorológicas favoráveis previstas” para a data e “todo o trabalho de preparação do carnaval levado a cabo no contexto escolar e pelos grupos de foliões”, esclarece a autarquia em comunicado. O corso conta com mais de 1500 figurantes.
Estarreja cancela festa de abertura e adia desfiles infantis
Em situação de calamidade, Estarreja viu-se obrigada a cancelar a festa de abertura devido a “chuva e vento muito fortes”. Os desfiles das crianças foram adiados, embora as restantes actividades não tenham sido formalmente canceladas.
Aveiro cancela o Carnaval da Ria
O desfile náutico e restantes eventos foram cancelados por motivos de segurança. A autarquia refere que “não estão reunidas as condições de segurança para a preparação e realização do evento”, apontando também a “persistência do quadro climático adverso”.
Será promovida mais tarde uma performance nos canais da ria, para “dar continuidade ao esforço colectivo” das centenas de participantes envolvidos.
Figueira da Foz adia todo o Carnaval para Abril
Depois de inicialmente prever manter os desfiles, a autarquia recuou e adiou toda a programação. Os corsos passam para 11 e 12 de Abril, e o desfile infantil para 20 de Fevereiro.
A Câmara justificou a decisão afirmando que “não se encontram reunidas condições para a realização da programação do Carnaval de Buarcos – Figueira da Foz”, lembrando ainda o risco associado ao “que aconteceu com o dique junto à A1”.
Idanha‑a‑Nova suspende todas as actividades festivas
A Câmara Municipal suspendeu todas as iniciativas durante o período de calamidade. O município explicou que os eventos “foram adiados e/ou suspensos durante o período em que vigora o estado de calamidade”, sublinhando a necessidade de cumprir as recomendações de protecção civil.
As associações que insistirem em manter convívios foram alertadas para “proceder com a máxima segurança, para o bem de todos”.
Cancelamentos e adiamentos em vários concelhos do distrito de Leiria
A depressão Kristin levou ao cancelamento ou adiamento de eventos em: Caldas da Rainha, Nazaré, Pombal, Marinha Grande, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere. A informação tem já alguns dias e desconhece-se, para já, qualquer mudança de decisão.
Proença‑a‑Nova e Vila de Rei cancelam desfiles
Os desfiles de terça-feira (Proença-a-Nova) e do Domingo Gordo (Vila de Rei) foram cancelados para permitir a concentração de meios na recuperação dos estragos provocados pelo temporal.
Tomar cancela todas as iniciativas municipais
A Câmara cancelou todas as actividades oficiais entre 13 e 17 de Fevereiro, devido aos prejuízos e ao esforço de resposta às intempéries.
A autarquia sublinha que a decisão foi tomada “tendo em conta o contexto actual de resposta às ocorrências”. O Carnaval da Linhaceira mantém-se, mas com possíveis ajustes após a destruição de estruturas.
Nazaré mantém Carnaval, mas com fortes condicionamentos
O município decidiu realizar os festejos “de forma condicionada”, com o Carnaval da Criança a decorrer em pavilhões e o Sábado Magro transferido para dia 14. O desfile de domingo foi cancelado.
A autarquia admite, no entanto, que o desfile de terça-feira poderá realizar-se “caso a situação de calamidade venha a ser revogada”.
Torres Vedras cancela um dos maiores carnavais do país
O Carnaval de Torres Vedras, entre 12 e 18 de Fevereiro, foi cancelado após os prejuízos causados pelo mau tempo. A organização justificou que “a prioridade é a recuperação do território, o apoio às famílias afectadas e a reposição da normalidade”.
O município mantém a intenção de realizar o evento mais tarde, “quando e se estiverem reunidas as condições necessárias”.
Rio Maior adia desfile nocturno para Maio
O desfile nocturno previsto para 8 de Fevereiro foi adiado para 2 de Maio, por “razões de segurança” e em “respeito e solidariedade para com todos os munícipes e restantes portugueses afectados pela recente tragédia”.
Almodôvar com “o maior desfile de Carnaval da região”
O corso da vila alentejana sai à rua dia 17, a partir das 15h, na Praça da República, com o tema Encontro de Culturas: Identidades do Mundo.
Olhão adia desfile infantil
A “previsão de condições meteorológicas adversas, nomeadamente vento forte“, anuncia a nota do município, motiva o reagendamento do Desfile de Carnaval Infantil para dia 20 (às 10h, na Avenida da República).
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com









