
A CDU, coligação que junta PCP e PEV, decidiu recorrer ao Tribunal Constitucional para que este aprecie decisões tomadas durante o apuramento geral dos votos em Lisboa, depois de ter apresentado protestos relativos a discrepâncias detectadas em várias mesas. A informação foi divulgada pela CDU num comunicado enviado às redacções esta manhã.
Entre as situações contestadas estão divergências entre a acta e o edital de uma mesa de voto, bem como casos de votos considerados nulos em São Domingos de Benfica que, no entender da coligação, exprimem de forma inequívoca o sentido de voto dos eleitores. A CDU aponta ainda para a existência de critérios distintos na avaliação da validade dos votos entre diferentes forças políticas.
O processo de contagem da votação nas eleições para a Câmara de Lisboa terminou na sexta-feira com a confirmação da distribuição dos mandatos apurados na noite de domingo, embora a diferença entre o Chega e a CDU tenha sido encurtada de 11 para três votos. Apesar da aproximação, a contagem reconfirmou a eleição de dois vereadores pelo Chega, Bruno Mascarenhas e Ana Simões Silva, e um pela CDU, João Ferreira. Mas PCP não dá o resultado como fechado.
No mesmo comunicado, a CDU explica que o recurso visa garantir a apreciação, por instância superior, das decisões tomadas durante o apuramento geral. “É um procedimento previsto e legítimo, que se enquadra no acompanhamento normal do processo eleitoral”, refere a coligação.
A confirmar-se o resultado, serão eleitos os vereadores Bruno Mascarenhas e Ana Simões Silva, pelo Chega, e João Ferreira, pela CDU, que assim perde um vereador na capital, comparativamente com as eleições autárquicas de 2021. De acordo com os resultados provisórios publicados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, o Chega foi a terceira candidatura mais votada.
Carlos Moedas foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, pela coligação PSD/CDS-PP/IL, com 41,69% dos votos, derrotando a socialista Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), que teve 33,95% dos votos.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com