Com mau tempo e tanto azar, nem bruxas nem sexta 13 em Montalegre: festa só em Março

0
1

A primeira sexta-feira dia 13 do ano não será celebrada como é costume em Montalegre. A culpa é do mau tempo, sendo que a “gravidade do cenário meteorológico previsto”, indicou a autarquia, desaconselha a festejos.

A câmara cancelou todas as actividades programadas para o evento, que é festejado desde 2002.

“A Sexta 13 – Noite das Bruxas é um dos grandes símbolos que define a nossa identidade”, “tendo grande importância económica e cultural”, refere-se em comunicado da autarquia. Mas, “por respeito a quem sofre e por precaução com quem nos visita, guardamos a mística da queimada para o próximo mês”, acrescenta-se.

“Sabemos que muitos dos nossos visitantes vêm de regiões fustigadas pelo mau tempo e, neste momento de dificuldade, o nosso espírito está com essas famílias e comunidades”, sublinha-se. Até porque também está em questão precisamente a segurança rodoviária na área: “as condições meteorológicas previstas para a região do Barroso comprometem a circulação em segurança nas vias de acesso e tornam as deslocações perigosas”. E reforça-se: “A nossa prioridade absoluta é garantir que ninguém corre riscos desnecessários nas estradas.”

Mas, de facto, desta feita, nem é preciso esperar muito para voltar a cumprir a tradição e com mais segurança. O calendário aponta uma nova sexta 13 já de seguida e, então, a festa é garantida: “Marquem na agenda: encontramo-nos na Sexta-feira, 13 de Março”, reforça-se na nota da autarquia.

O evento é um dos pontos altos da atracção turística do concelho. Os dados dos últimos anos indicam um movimento económico de “mais de um milhão de euros” nos fins-de-semana correspondentes às sextas 13, a que acorrem milhares de visitantes, muitos deles vestidos a preceito.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com