Debate e tempestades: o que gerou mais likes nas redes de Seguro e Ventura

0
1

Na recta final da campanha presidencial, restam poucas dúvidas sobre o quão distintas são as presenças de André Ventura e António José Seguro nas redes sociais. Diferem em tudo, do número de publicações ao estilo de comunicação. Entre os utilizadores que consomem os conteúdos de cada candidato também haverá diferenças, já que o que merece a atenção de alguns, pode receber um scroll imediato de outros.

O PÚBLICO analisou, em três redes sociais — Facebook, Instagram e TikTok (Seguro não tem presença oficial recente no X) , quais foram as publicações que arrecadaram mais “gostos” no período entre a meia-noite de 19 de Janeiro e as 15h de 5 de Fevereiro (data de escrita deste texto). Os fãs de Seguro reagiram mais positivamente a clipes do debate, André Ventura recebeu mais likes em vídeos relacionados com as tempestades.

Facebook

Uma fotografia sua, quatro hashtags e um “O que achou do debate?”. São estes o ingredientes que compõem a publicação de António José Seguro que recebeu mais reacções no Facebook durante o período analisado: cerca de 27 mil (na maioria “gosto” ou “adoro”).

Um outro clipe do último debate com Ventura colheu cerca de 14 mil reacções. O pódio nesta rede fica completo com o anúncio do apoio de António Ramalho Eanes à candidatura de Seguro, ilustrado pela fotografia que coloca os dois lado a lado. Teve 20 mil.

Na página oficial do seu oponente a publicação com mais reacções — cerca de 73,7 mil – mostra Ventura a criticar a falta de “geradores para lares e centros de saúde” e a cobrança de portagens nas zonas “devastadas” pela tempestade. Um vídeo sobre a retirada de cartazes para distribuir lonas em zonas afectadas somou, também, 57 mil reacções.

No período analisado há uma terceira publicação, não relacionada com as consequências das tempestades, que chegou às 67 mil reacções: uma fotografia de Ventura, sozinho, de perfil, que é acompanhada pela frase: “Quando o sistema inteiro está contra ti, é porque estás no caminho certo”.

Instagram

Na outra rede social da Meta, os três conteúdos com mais likes na página de Ventura foram os mesmos, mas com um top 3 disposto em ordem diferente. O vídeo dos cartazes retirados para ajudar vítimas das intempéries conseguiu 141 mil, o vídeo sobre geradores e portagens somou 110 mil e a fotografia, 95 mil.

Na página oficial de Seguro, o debate voltou a ser um tema popular entre os utilizadores e os dois vídeos com mais likes foram dois clipes do frente-a-frente com Ventura. Um com 37,2 mil, outro com 19,8 mil. A fotografia com Ramalho Eanes não foi tão popular nesta rede social, sendo o terceiro post com mais “gostos” um vídeo do candidato apoiado pelo PS a apelar ao voto e a dar informações sobre o voto antecipado (17,4 mil).

TikTok

Mais uma vez, foi um vídeo do debate a conseguir arrecadar mais likes na página de Seguro (cerca de 30,3 mil). Com 11,6 mil, ficou em segundo lugar um excerto do discurso de vitória na primeira volta das eleições, publicado a 19 de Janeiro. Em terceiro ficou o mesmo vídeo de apelo ao voto antecipado que teve sucesso no Instagram (perto de 10 mil).

Ventura voltou a conseguir juntar muitos likes em vídeos relacionados com a tempestade nesta rede social. Tal como aconteceu no Facebook, o vídeo dos geradores e das portagens (32,7 mil) voltou a ser o mais bem-sucedido. Em segundo ficou um clipe da entrevista do ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, à SIC acompanhado por uma crítica: “Governo diz às vítimas para usarem o salário do mês passado!” (22,8 mil). Por fim, o vídeo em que Ventura anuncia a passagem à segunda volta — que nas outras redes sociais foi publicado antes do período analisado — conseguiu juntar cerca 22 mil “gostos”.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com