
O arquipélago da Madeira e Portugal continental estão a ser afectados pela depressão Emília com vento forte, queda de neve e chuva, que pode ser pontualmente forte.
Em consequência, no aeroporto da Madeira, mais de metade das partidas previstas até meio da tarde desta sexta-feira foram canceladas por causa das condições meteorológicas, tendo saído apenas o voo das 6h, rumo a Shannon, na Irlanda.
Segundo os dados disponíveis no site do aeroporto da Madeira, pelas 7h45 já tinham sido canceladas 11 partidas e 11 chegadas de voos.
Na informação disponível, lê-se que as previsões meteorológicas apontam para condições adversas que podem condicionar a operação (partidas e chegadas) até sábado. É pedido aos passageiros que confirmem sempre o estado do seu voo antes de se dirigirem ao aeroporto.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para esta sexta-feira aviso laranja (o segundo mais grave) por causa do vento na costa norte da ilha da Madeira, prevendo-se rajadas até 130 quilómetros por hora. O aviso está activo pelo menos até às 18h, baixando depois para amarelo.
Portugal continental afectado
Em Portugal continental, a influência da depressão Emília vai traduzir-se num aumento da precipitação esta sexta-feira, que poderá ser pontualmente forte na região Sul do país.
Nos pontos mais elevados da Serra da Estrela a acumulação de neve poderá ser superior a 25 cm, tendo sido emitido aviso laranja de neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco.
Agitação marítima
Foi accionado o aviso laranja na costa ocidental de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de quatro a seis metros entre a manhã de sexta-feira e o final da tarde de sábado.
A agitação marítima, segundo explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado, não está directamente relacionada com a depressão Emilia, tendo sido gerada por outras depressões muito cavadas presentes no Atlântico Norte.
A costa norte da ilha da Madeira e o Porto também está sob aviso laranja, mas o IPMA já emitiu o aviso mais grave (vermelho) a partir das 21h desta sexta-feira até às 18h de sábado, por causa da ondulação, prevendo-se vagas com 7 a 7,5 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





