Dois homens armados roubaram este domingo oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari da biblioteca municipal Mário de Andrade, no centro de São Paulo, no Brasil. As peças integravam a exposição Do livro ao Museu, uma colaboração entre a biblioteca e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Segundo fonte da polícia militar brasileira, citada pelo jornal Estadão, dois homens armados entraram no local por volta das 10h00 [13h15 em Portugal continental], “levaram as obras e fugiram”. Ninguém ficou ferido.
Em nota enviada ao jornal O Globo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo informou que todas as obras expostas possuem apólice de seguro, e que o local dispõe de videovigilância. O órgão disse ainda que todo o material útil para a investigação está a ser entregue à polícia.
A Polícia Militar está a tentar localizar os autores do crime.
No momento do assalto, a biblioteca estava aberta ao público e recebia visitantes na mostra, que reunia livros raros, obras das décadas de 1940 e 1950 e fotografias da produção moderna brasileira, segundo o site do MAM São Paulo.
Entre as peças destacavam-se obras raras como Jazz, do pintor francês Henri Matisse, e Cirque, de Fernand Léger. Também integravam a exposição ilustrações do brasileiro Candido Portinari, incluindo trabalhos feitos para a edição ilustrada de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1943).
A exposição estava patente desde o dia 4 de Outubro e encerraria precisamente neste domingo.
Histórico de furtos
Esta não é a primeira vez que a Biblioteca Mário de Andrade é alvo de crime. No ano passado, a polícia federal recuperou uma obra furtada da instituição em 2008: gravuras brasileiras do livro Souvenirs de Rio de Janeiro, pintado à mão por Johann Jacob Steinmann entre 1834 e 1835, segundo lembrou O Globo.
Também em Dezembro de 2007, ladrões levaram do Museu de Arte de São Paulo (MASP) as obras Retrato de Suzanne Bloch (Pablo Picasso, 1904), avaliada em 50 milhões de dólares, e O Lavrador de Café (Candido Portinari, 1939), avaliada em cerca de 5,5 milhões de dólares. Ambas foram recuperadas no mês seguinte.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com



