
O aviso chega pelo guia Etienne, que sorri quando nos diz: “Sobre a sala que vamos ver a seguir, não vou fazer nenhum comentário. Quero ver as vossas reacções.” O pescoço inclina-se para trás, a boca abre e o instinto é ficar parado só a observar e tentar absorver tudo. A sala em questão é a galeria do Castelo de Chenonceau, no francês Vale do Loire, e a reacção de quem se depara pela primeira vez com esta ponte sobre o rio Cher transformada em salão de baile por Catarina de Médicis é de espanto silencioso. As dezenas de visitantes suspendem as conversas momentaneamente. São 60 metros de um salão de baile decorado para o “Natal no país dos castelos”, um roteiro do Turismo do Vale do Loire que há nove anos junta seis dos quase mil châteaux (termo que designa um tipo de palácio no campo, de pequena dimensão) da região, engalanados para a época festiva.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue – nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com



