Enteado do príncipe herdeiro da Noruega nega ter drogado alegada vítima de violação

0
1

O filho da princesa herdeira da Noruega negou em tribunal, nesta quinta-feira, ter drogado a suposta vítima de uma das violações de que é acusado, no seu segundo dia de depoimento num julgamento que tem mantido a Noruega em suspense. Marius Borg Høiby, 29, que se juntou à família real quando a sua mãe, Mette-Marit, se casou com o príncipe herdeiro Haakon em 2001, é acusado de 38 crimes. Pode ser condenado a vários anos de prisão.

Na terça-feira, Høiby declarou-se inocente de quatro acusações de violação e uma de violência doméstica. Mas declarou-se culpado de comportamento sexual ofensivo, condução em excesso de velocidade e condução sem carta de condução válida. Também se declarou parcialmente culpado — uma alegação permitida pela lei norueguesa — de agressão agravada e comportamento imprudente.

Na quarta-feira, Høiby negou que os vídeos no seu telemóvel mostrassem actos de violação e chorou ao recordar uma infância sob os holofotes.

O julgamento ocorre num momento em que a sua mãe enfrenta escrutínio sobre novas revelações sobre as suas ligações com o falecido criminoso sexual norte-americano Jeffrey Epstein, o que prejudicou a popularidade da família real, embora a maioria dos noruegueses ainda queira uma monarquia.

Histórico de pesquisas

Nesta quinta-feira, Høiby respondeu a perguntas sobre o histórico de pesquisas no seu telemóvel, incluindo palavras como “violação”. Sturla Henriksboe, magistrado do Ministério Público perguntou-lhe: “Isso é algo que lhe interessa?”

“Já vi muitas coisas estranhas [no telemóvel]”, respondeu Høiby, que envergava umas calças de ganga e uma camisola azul-marinho sobre uma T-shirt branca, às vezes brincando com uma pulseira de contas entre os dedos.

Na quarta-feira, o julgamento centrou-se na acusação de violação que alegadamente ocorreu em 2018 na cave da residência da família do príncipe herdeiro, nos arredores de Oslo. A alegada vítima disse ter a certeza de que foi drogada. “Drogou-a?”, perguntou Henriksboe nesta quinta-feira. “Nunca”, respondeu Høiby.

Henriksboe perguntou então a Høiby se conhecia drogas que pudessem “dopar” alguém, como a cetamina, e se teria acesso às mesmas. Høiby respondeu que sim às duas perguntas.

John Christian Elder, o advogado que representa a alegada vítima, perguntou a Høiby o que achava do facto de ser acusado de violação, que terá ocorrido enquanto as supostas vítimas estavam a dormir ou inconscientes. “Não me lembro desse episódio, por isso não sei se houve consentimento ou não”, disse Høiby, referindo-se à suposta violação em 2018.

Os advogados de defesa Ellen Holager Andenaes (à direita) e Petar Sekulic (ao centro) conversam com o magistrado do Ministério Público Sturla Henriksbo (à esquerda)
OLE BERG-RUSTEN/Reuters

Família real em conflito

Fora do tribunal, sondagens realizadas esta semana mostraram que a popularidade da monarquia está a ser afectada por este caso, embora a maioria dos noruegueses ainda a prefira a monarquia à república.

A princesa herdeira Mette-Marit é considerada inadequada para se tornar rainha por 44% dos noruegueses inquiridos, com 35% indecisos e 22% a dizer que é adequada, de acordo com uma sondagem da Norstat com 1025 inquiridos para a emissora pública NRK e o jornal diário Dagbladet, publicada na quarta-feira.

De acordo com uma outra sondagem realizada pelo jornal Aftenposten, entre 2 e 3 de Fevereiro, com 1024 inquiridos, 54% afirmou que a Noruega deveria continuar a ser uma monarquia, enquanto 33% afirmou que deveria tornar-se uma república. Na terça-feira, o Parlamento, numa votação agendada há já algum tempo, aprovou por esmagadora maioria a manutenção da monarquia.

Durante esta semana, enquanto está a decorrer o julgamento de Høiby, o rei Haroldo e o príncipe herdeiro Haakon continuaram com as suas funções oficiais, com Haroldo a visitar um hospital na quarta-feira à noite. O rei não falou com os jornalistas que acompanharam a visita. Ele e a rainha Sónia devem participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em Itália, no fim-de-semana.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com