Durante décadas, o desígnio nacional americano foi a procura da hegemonia global. E a prioridade estratégica, o continente europeu. Tudo isso acabou com a nova Estratégia de Segurança Nacional de Trump. A America First acabou de vez com o objectivo de liderança mundial, agora, substituído pelo domínio do chamado Hemisfério Ocidental. A hegemonia regional, na luta contra a imigração, no controlo do comércio e, sobretudo, no combate à influência de potências rivais no espaço regional que considera o seu hemisfério. Isto é, o regresso à velha Doutrina Monroe de 1823: a América para os americanos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue – nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





