Exibição de alto nível garante qualificação a Portugal no REC 2026

0
1

Uma semana depois de um triunfo com uma exibição competente na Bélgica (47-17), Portugal deslocou-se neste sábado à Alemanha onde voltou a ganhar, conseguindo um desempenho de ainda melhor nível. Apesar de ter muitas baixas e apresentar uma equipa jovem, a selecção nacional de râguebi dominou de início ao fim o confronto com os germânicos e, com uma dezena de ensaios, venceu por 68-12, somando mais cinco pontos no Rugby Europe Championship (REC) 2026. Com este resultado, Portugal já tem garantida a presença nas meias-finais da principal competição da Rugby Europe.

Sem várias das suas principais figuras – José Madeira, David Wallis, Samuel Marques, Raffaelle Storti e Steevy Cerqueira, entre outros -, uma temperatura a rondar os zero graus e um rival moralizado após ter derrotado há uma semana a Roménia (30-24), Portugal iria ter, em teoria, uma tarefa difícil em Dessau. Porém, no Estádio Paul Greifzu a equipa liderada pelo neozelandês Simon Mannix surpreendeu pela positiva, apresentando uma consistência pouco habitual.

Perante uma Alemanha que contava no seu “XV” com uma meia dúzia de naturalizados (sul-africanos e ingleses), a equipa portuguesa colocou desde o apito inicial um ritmo muito elevado e pressão constante sobre o adversário. O resultado, foram 20 minutos iniciais irrepreensíveis: com dois ensaios de Rodrigo Marta e um de Manuel Cardoso Pinto, os “lobos” rapidamente ganharam 21 pontos de vantagem.

Mesmo baixando a intensidade, a supremacia quase absoluta nos alinhamentos e a melhor qualidade técnica das linhas-atrasadas portuguesas, permitiu que, com mais dois ensaios (Vincent Pinto e Manuel Vareiro), Portugal fechasse a contagem no primeiro tempo num claro 33-0.

Com o jogo definitivamente inclinado para o seu lado, Mannix começou a poupar alguns jogadores logo ao intervalo. Porém, nem assim a Alemanha conseguiu reentrar na discussão do resultado: aos 46’ e 51’, toques de meta de Vareiro e Guilherme Vasconcelos aumentaram a diferença para 47-0.

Até aí inexistente ofensivamente, a Alemanha conseguiu pela primeira vez criar uma plataforma de ataque na área de 22 metros portuguesa aos 56’ e, através dos seus avançados, chegou ao ensaio (47-7).

Todavia, a resposta dos “lobos” foi pronta e usando a mesma arma: o “pack” avançado. Aos 62’ e 70’, após “maul dinâmicos”, João Granate e Nuno Mascarenhas fizeram o oitavo e nono ensaio de Portugal.

Já perto do final, o décimo (Simão Bento) parecia fechar a contagem, mas na “bola de jogo”, a Alemanha, com o seu segundo ensaio, colocou o marcador final em 68-12.

Com um dos dois primeiros lugares do Grupo B do REC 2026 assegurado, Portugal recebe na próxima semana, no Jamor, a Roménia – que joga neste domingo na Bélgica -, com o objectivo de garantir a primeira posição e o estatuto de anfitrião na meia-final.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com