Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
O cinema brasileiro está em festa. O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu três indicações ao Globo de Ouro — um recorde para uma obra brasileira. As nomeações ao prêmio foram anunciadas nesta segunda-feira, 8 de dezembro. O longa metragem disputará na categoria de Melhor Filme de Drama, fato inédito para uma produção originária do Brasil.
O filme, que se passa no ano de 1977, auge da ditadura militar do Brasil, também foi indicado aos prêmios de Melhor Filme em Língua não Inglesa e de Melhor Ator para Wagner Moura, que vem arrebatando as plateias. Segundo o histórico do Globo de Ouro consultado pelo PÚBLICO Brasil, esta é a primeira vez que um homem brasileiro concorre nesta categoria.
O Agente Secreto, que está em exibição em vários países da Europa, incluindo Portugal, tem acumulado uma série de prêmios, entre eles, os de Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e de Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes.
A obra narra a história de um professor universitário, Marcelo, que foge de São Paulo para Recife, Pernambuco, depois de se desentender com um empresário. Na cidade natal, Marcelo adota um nome falso para a segurança dele e do filho.
Fernanda Torres
Na categoria de Melhor Filme de Drama, O Agente Secreto concorre Frankenstein, Hamnet, Valor Sentimental, Foi Apenas um Acidente e Pecadores. Já como Filme em Língua não Inglesa, disputa o troféu com Foi Apenas um Acidente, No Other Choice, Valor Sentimental, A Voz de Hind Rajab e Sirāt.
Quanto ao prêmio de Melhor Ator, Wagner Moura — que já esteve na lista do Globo de Ouro pela série Narcos — disputa com Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Michael B. Jordan (Pecadores), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
O Brasil já foi indicado várias outras vezes ao Globo de Ouro. No início deste ano, Fernanda Torres venceu como Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles Junior. A obra também foi indicada na categoria de Melhor Filme em Língua não Inglesa (perdeu para Emilia Pérez).
Vinte anos antes, Central do Brasil, do mesmo diretor, fazia história ao receber duas indicações, de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro.
A cerimônia de premiação do Globo de Ouro está marcada para domingo, 11 de janeiro de 2026, no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com






