A empresa ERP Portugal, que gere resíduos eléctricos e electrónicos, lançou “uma operação de emergência” para recolher gratuitamente, porta-a-porta, grandes equipamentos que danificados pelas ficaram inutilizados durante as recentes tempestades no país.
Esta medida abrange tanto cidadãos como empresas localizadas em concelhos onde tenha sido declarada a situação de calamidade ou contingência, refere a ERP em comunicado. O objectivo da entidade gestora, segundo o documento, é acelerar a remoção de resíduos perigosos das áreas afectadas e garantir o encaminhamento correcto para reciclagem.
Frigoríficos, arcas congeladoras, máquinas de lavar roupa ou louça e televisões de grande dimensão, no caso dos particulares, bem como impressoras e outros equipamentos empresariais, estão entre os resíduos electrónicos cuja recolha será assegurada.
A entidade gestora pretende “mitigar os impactos secundários da tempestade”, evitando que materiais potencialmente perigosos sejam abandonados ou tratados de forma indevida, com riscos para solos e recursos hídricos. Resíduos com contaminantes, como chumbo ou mercúrio, podem também afectar a saúde humana através da ingestão de água ou alimentos contaminados.
O serviço é gratuito, mas de agendamento obrigatório, podendo ser marcado através do site eureciclo.pt, por telefone (número 800 20 88 89) ou e-mail (operacoes@erp-recycling.org). A recolha será organizada de acordo com as rotas e disponibilidade das equipas no terreno.
Para equipamentos de menor dimensão — como pequenos electrodomésticos, pilhas ou baterias —, a ERP Portugal sugere para a sua rede habitual de pontos de recolha. Entre estes a ERP destaca a Worten (empresa do grupo Sonae, detentor do PÚBLICO), que funciona como ponto de entrega nas nove lojas situadas em zonas afectadas pelas tempestades e que tem vindo a desenvolver várias iniciativas de apoio.
Lista de concelhos abrangidos
A operação cobre vários concelhos dos distritos mais atingidos. No distrito de Aveiro, incluem-se Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Sever do Vouga. Já no distrito de Coimbra, são elegíveis os municípios de Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure.
No distrito de Santarém, estão abrangidos os municípios de Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Golegã, Santarém e Torres Novas. O concelho de Alcácer do Sal, em Setúbal, e de Leiria, no distrito homónimo, também integram a lista da campanha da ERP, que poderá vir a ser ajustada consoante as necessidades identificadas.
Segundo Ricardo Neto, presidente da ERP Portugal, o objectivo passa por “facilitar a gestão de um problema muito prático – a remoção de equipamentos pesados e danificados – mas também assegurar que cada um deles é encaminhado para reciclagem”.
Para o responsável, trata-se de uma responsabilidade ambiental acrescida num momento de crise. “É a nossa responsabilidade contribuir para a recuperação sustentável das comunidades, prevenindo um potencial desastre ambiental e promovendo a economia circular”.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





