Imagem de Seguro utilizada em vídeo manipulado com IA que anuncia falso apoio social no TikTok

0
1

Ainda nem uma semana passou desde a segunda volta das eleições presidenciais e a imagem de António José Seguro já foi utilizada num vídeo fraudulento no TikTok — que entretanto foi eliminado da plataforma. Tratava-se de um deepfake – um vídeo manipulado com inteligência artificial, que mostra algo que nunca aconteceu — no qual o Presidente da República eleito anunciava, num discurso, um “programa de apoio social”. Segundo a descrição da publicação, consistiria “em pagamentos em dinheiro entre 100 e 300 euros” para “todos os cidadãos de Portugal”. O post foi feito por uma página identificada como “Segurança social”, a 10 de Fevereiro, mas que em nada está relacionada com a entidade.

Observando o vídeo com atenção, percebe-se que se trata de conteúdo manipulado. Em primeiro lugar, o discurso que é atribuído a Seguro tem várias incorrecções, como quando diz que o tal “programa de apoio social” será atribuído a “todos os Portugal”. Também seria bizarro durante um discurso Seguro dizer: “Para obter informações sobre o cadastro clique no link na biografia deste perfil”.

O padrão da gravata de António José Seguro, o fundo, o púlpito e o formato dos microfones dão a entender que o vídeo utilizado como base para a versão manipulada terá sido o do discurso de vitória na primeira volta das eleições, publicado no YouTube. Entre as marcas dos 5 minutos e dos 5 minutos e 35 segundos do vídeo original, há vários movimentos de António José Seguro que são muito semelhantes a alguns da versão editada que circula no TikTok. No discurso original, porém, António José Seguro não diz o que se ouve na publicação na rede social.

Mais: apesar de a página fazer várias referências à Segurança Social — utilizando o logótipo da entidade e também o do Instituto da Segurança Social (ISS) —, não é oficial. É um perfil que já publicou, deste Setembro de 2025, vários vídeos gerados com IA a anunciar apoios sociais falsos, sempre com convites a clicar no endereço que consta na bio da página de TikTok.

Página identificada como “Segurança Social” refere “auxílio social” para portugueses anunciado por Seguro.

O link — ao qual, supostamente, os utilizadores deveriam aceder para ter direito ao tal “apoio” — não tem nada que ver com o endereço oficial da Segurança Social. A estratégia de incentivar os utilizadores das redes sociais a interagir com determinados links é comum em esquemas de phishing​. Depois de entrar nos endereços, as páginas fraudulentas roubam vários dados pessoais às vítimas dos esquemas.

Ao PÚBLICO, fonte oficial do ISS confirmou que o instituto não tem sequer presença no TikTok. No site oficial da entidade apenas há ligações para perfis de Facebook, Instagram e YouTube. Na página desta última rede, encontra-se também uma ligação para a página oficial de LinkedIn da Segurança Social.

A ferramenta de detecção de IA Hive Moderation analisou o vídeo que circula no TikTok e concluiu que existe uma probabilidade de 99,4% de se tratar de conteúdo manipulado com inteligência artificial.

Print screen da página que publicou o vídeo falso de António José Seguro
DR

Não é a primeira vez que a imagem de políticos é utilizada para a criação de deepfakes que depois circulam online. Já em Outubro de 2025, o PÚBLICO escreveu sobre o facto de nomes como o de Luís Montenegro, António Costa ou Mário Centeno terem sido usados para criar vídeos falsos para publicitar investimentos em criptomoedas.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com