O chefe da diplomacia do Irão avisou esta sexta-feira que o país irá defender-se de “quaisquer exigências excessivas ou tentativas de aventureirismo” por parte dos Estados Unidos.
“A República Islâmica utiliza a diplomacia para defender os interesses nacionais do Irão”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, num encontro com o homólogo de Omã, Badr al-Busaidi, antes do início das negociações, em Mascate, capital de Omã, com Steve Witkoff, enviado do Presidente norte-americano, Donald Trump, para o Médio Oriente.
O Irão está “pronto para defender a soberania e a segurança nacional do país contra quaisquer exigências excessivas ou aventureirismo” por parte dos Estados Unidos, acrescentou Abbas Araghchi.
A reunião é fruto de um esforço de negociação de vários estados árabes, que tentaram sentar EUA e Irão à mesa das negociações — a primeira vez que os dois falam cara-a-cara desde Junho do ano passado, antes da chamada Guerra dos 12 Dias.
No início da semana, o Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, anunciou ter dado instruções ao ministro dos Negócios Estrangeiros para avançar com “negociações justas e equitativas” com os EUA, que nas últimas semanas têm aumentado a pressão — primeiro, por causa da repressão violenta de manifestantes e, depois, de acordo com Donald Trump, pela resistência em discutir o seu programa nuclear. As ameaças norte-americanas incluem uma frota de navios de guerra no Golfo Pérsico.
O Presidente norte-americano parece acreditar que o Irão quer chegar a um acordo: “Se fizermos um acordo, óptimo. Se não, veremos o que vai acontecer”.
Para já, não se conhece com detalhe a agenda desta sexta-feira. De acordo com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, vão focar-se em vários assuntos, incluindo “o seu patrocínio a organizações terroristas em toda a região”, o “seu programa nuclear” e o “tratamento do seu próprio povo”, disse, na quarta-feira.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com









