Leapmotor lança variante do C10 com 585cv e tracção às quatro rodas

0
1

A Leapmotor, marca chinesa que se move dentro do conglomerado Stellantis, aproveitou o Salão Automóvel de Zurique, que se realizou entre 30 de Outubro e 2 de Novembro, para levantar o véu sobre uma ousada variante do C10, SUV de cinco lugares e 4,74 metros de comprimento, que, sem perder funcionalidade, adopta um conjunto mecânico digno de um desportivo.

A Leapmotor diz que esta variante surge como “resposta à crescente procura por maior autonomia, carregamento mais rápido e dinâmica de condução superior sem comprometer o conforto ou a eficiência”. O resultado é um conjunto eléctrico que conta com dois motores, assente numa arquitectura avançada de 800 volts e, descreve, “gestão inteligente de energia que se adapta facilmente às condições do mundo real”. Com 585cv de potência, o C10 AWD acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas quatro segundos, o que, diz a Leapmotor, proporciona “uma experiência de condução emocionante”, mas “segura”, tirando partido de um sistema inteligente de tracção integral, que garante “uma aderência e estabilidade ideais, respondendo instantaneamente às mudanças na superfície, seja numa estrada molhada pela chuva, numa estrada de montanha coberta de neve ou num caminho de cascalho”.

O C10 AWD conta com uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) com capacidade de 81,9 kWh úteis, que aceita carregamentos ultra-rápidos, de até 180 KW, que leva o nível de carga de 30% a 80% em apenas 22 minutos, com o emblema a destacar o facto de, depois de testes em condições frias, o sistema não apresentar a necessidade de preaquecimento, mantendo alta eficiência mesmo com níveis baixos de bateria. Em corrente alternada, a bateria aceita carregamentos a potências de até 11 kW.

O C10 já está disponível como 100% eléctrico, de tracção traseira e 218cv, e como REEV, sigla para Range Extended Electric Vehicle, com 158 kW (215cv), que admite o recurso exclusivo à energia eléctrica, graças a uma bateria de 28,4 kWh, sendo que o depósito a gasolina, acoplado directamente a um gerador de 50 kW, também pode nutrir a bateria. A variante mais apimentada AWD deverá começar a chegar a alguns mercados europeus ainda antes do final do ano, mas a Portugal, confirmou o PÚBLICO, só é esperada no decorrer de 2026.

O Leapmotor C10 AWD ainda não tem preço oficial divulgado, mas a imprensa especializada aponta para um preço de arranque entre os 45 mil e os 50 mil euros. Como referência, a variante eléctrica de 218cv é comercializada desde os 33.900€; o REEV custa a partir de 34.600€.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com