Livraria Lello reclassificada como Monumento Nacional

0
4

Há uma semana já tinha sido decidido em Conselho de Ministros que a livraria portuense, que a 13 de Janeiro celebrou 120 anos de existência, seria reclassificada como Monumento Nacional. E, nesta terça-feira, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo. A Livraria Lello é oficialmente Monumento Nacional.

O anúncio foi publicado no site da Presidência da República: “O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que reclassifica a Livraria Lello e Irmão, no Porto, sendo-lhe atribuída a designação de ‘monumento nacional’ e mantém a zona especial de protecção anteriormente fixada.”

O processo de reclassificação da livraria situada no centro do Porto, que já estava classificada como Monumento de Interesse Público desde 2013, foi iniciado em 2019. Segundo o que a Lusa escreveu no final do mês passado, foi a própria Livraria Lello que requereu a reclassificação como Monumento Nacional. Essa pretensão foi então levada a apreciação da então Direcção-Geral do Património Cultural.

Três meses depois, o pedido recebeu a concordância da respectiva secção do Conselho Nacional de Cultura e, consequentemente, do então director-geral do Património Cultural, já em 2021. O anúncio da proposta feito à tutela foi anunciado em Janeiro de 2022. E nesta terça-feira a livraria foi reclassificada como Monumento Nacional.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com