Polícia dos EUA investiga ligação entre tiroteio em Brown e homicídio de Nuno Loureiro

0
1

As autoridades norte-americanas informaram esta quinta-feira que estão a investigar a ligação entre o tiroteio no fim-de-semana passado na Universidade de Brown, em Rhode Island, e o homicídio do professor do MIT Nuno Loureiro, que ocorreu dois dias depois, em Boston.

Segundo três pessoas ligadas ao assunto, não autorizadas a discutir uma investigação em curso e que por isso falaram sob condição de anonimato, disseram à agência de notícias Associated Press que os investigadores tinham identificado um suspeito com ligação aos dois tiroteios e estavam activamente à procura dessa pessoa.

A 13 de Dezembro, o atacante em Brown matou dois alunos e feriu outros nove num edifício que alberga a Escola de Engenharia e o Departamento de Física desta universidade.

Cerca de 75 quilómetros a norte, o professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) Nuno Loureiro foi morto a tiro na sua casa na noite de segunda-feira, em Brookline (Boston, Massachusetts). O físico e cientista de 47 anos, que leccionava no Departamento de Ciência e Engenharia Nuclear do MIT, acabou por morrer num hospital em Boston no dia seguinte.

Na passada terça-feira, o FBI afirmou não ter conhecimento de qualquer ligação entre os dois casos.

Quase uma semana depois do tiroteio em Brown, a frustração vai aumentando na cidade de Providence, uma vez que o autor dos crimes continua em fuga, sem que tenha sido divulgada uma imagem clara do seu rosto. “Não há desânimo entre as pessoas que compreendem que nem todos os casos podem ser resolvidos rapidamente”, disse o procurador-geral do estado, Peter Neronha, numa conferência de imprensa na quarta-feira.

Os investigadores divulgaram vários vídeos gravados antes e depois do tiroteio que mostram uma pessoa que, segundo a polícia, corresponde à descrição do atirador dada pelas testemunhas. Contudo, surge sempre com máscara ou com o rosto virado para outro lado.

Segundo o New York Times, as autoridades estão também à procura de um carro que o suspeito terá alugado, cuja marca e modelo são iguais a uma viatura vista nas imediações da casa de Nuno Loureiro após o homicídio.

O mayor de Providence, Brett Smiley, disse na quarta-feira que as autoridades estão a fazer “tudo o que é possível” para manter os residentes seguros. No entanto, reconheceu que é “um período assustador na cidade”.

No domingo, a polícia norte-americana chegou a deter um homem pela sua possível ligação ao tiroteio em Brown, mas acabou por libertá-lo pouco depois por “não existirem razões para o considerar um suspeito”. Com Lusa

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com