Um ano depois de garantir, com a qualificação para as meias-finais do Rugby Europe Championship (REC), a presença no Campeonato do Mundo de 2027, a selecção portuguesa de râguebi estreia-se neste sábado (19h, SportTV 7) no REC 2026. No primeiro jogo da fase de grupos da principal competição organizada pela Rugby Europe, Portugal defronta a Bélgica, no Stade Charles Tondreau, em Mons, numa partida em que os “lobos” se apresentam reforçados pela presença de jogadores como Samuel Marques, José Madeira, Nicolas Martins, Rodrigo Marta e Raffaele Storti.
Sem o peso competitivo de 2025, edição que funcionou como via de qualificação para o Mundial, o REC que agora arranca terá menor relevância desportiva e pode ser encarado por alguns dos habituais candidatos aos primeiros lugares — Geórgia, Portugal, Espanha e Roménia — como um tubo de ensaio para o Campeonato do Mundo de 2027. Ainda assim, pela amostra do primeiro XV escolhido pelo seleccionador nacional, o neozelandês Simon Mannix, os “lobos” parecem apostados em apagar a má imagem deixada na edição anterior, marcada pelas derrotas nos dois últimos jogos frente a espanhóis e romenos.
Inserido num Grupo B com um calendário teoricamente favorável — deslocações à Bélgica e à Alemanha e recepção à Roménia no último jogo —, Portugal apresenta-se em Mons sem alguns jogadores importantes, casos dos lesionados Tomás Appleton, Simão Bento, Joris Moura e Steevy Cerqueira. Apesar das ausências, não faltará qualidade nem experiência na equipa escolhida por Mannix.
Com as retiradas de Mike Tadjer e Francisco Fernandes, a primeira-linha mantém o “savor-faire” adquirido nas ligas profissionais francesas (Cody Thomas e Luka Begic), enquanto José Madeira, David Wallis e Nicolas Martins asseguram robustez ao “pack” avançado.
Líder em campo e peça-chave no jogo ao pé, Samuel Marques será o médio de formação, formando dupla com Domingos Cabral, escolhido para a posição “10”, uma das mais carenciadas de soluções no râguebi português. Nos centros e nas alas, o jovem Guilherme Vasconcelos foi chamado a render Appleton, enquanto Rodrigo Marta, Cardoso Pinto, Storti e Vincent Pinto serão determinantes para desequilibrar a defesa belga.
Do outro lado, os “diables noirs”, que falharam o apuramento para o Mundial 2027 ao terminarem atrás de Samoa no torneio de repescagem, apresentam-se desfalcados, com as ausências confirmadas de Matias Remue, Jens Torfs, Maurice Fromont e Toon Deceuninck. Ainda assim, a Bélgica continua a ser um adversário perigoso para Portugal, recordando-se que o último duelo em solo belga terminou com uma derrota portuguesa, por 10-6.
XV de Portugal: 1 – Cody Thomas, 2 – Luka Begic, 3 – António Prim, 4 – Duarte Torgal, 5 – José Madeira, 6 – David Wallis, 7 – Nicolas Martins, 8 – José Monteiro, 9 – Samuel Marques, 10 – Domingos Cabral, 11 – Cardoso Pinto, 12 – Guilherme Vasconcelos, 13 – Rodrigo Marta, 14 – Raffaelle Storti, 15 – Vincent Pinto.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com







