Râguebi: Portugal volta a impressionar e vence fase de grupos do REC 2026

0
1

Uma derrota sem que a Roménia somasse o ponto de bónus ofensivo seria suficiente para Portugal garantir o primeiro lugar no Grupo B do Rugby Europe Championship (REC) 2026. Porém, depois de duas vitórias fora por números expressivos – 47-17 na Bélgica; 68-12 na Alemanha -, os “lobos” deram neste domingo, no Estádio Nacional, mais uma prova de qualidade e garantiram, com a pontuação máxima (15 pontos), a vantagem de jogar em casa a meia-final da principal competição da Rugby Europe. Na terceira e última partida da fase de grupos, a selecção portuguesa marcou sete ensaios, batendo por 44-7 os romenos. Assim, dentro de duas semanas, haverá um duelo ibérico com a Espanha em solo português para definir quem disputará, em Madrid, a final do REC 2026.

Com José Madeira, David Wallis e Samuel Marques de regresso ao “XV”, Portugal entrou no relvado do Jamor com o favoritismo do seu lado, mas, mesmo estando a Roménia a passar um dos piores momentos da sua história – na primeira jornada perdeu na Alemanha -, a equipa comandada pelo neozelandês Simon Mannix deparou-se com menos dificuldades do que esperava.

Perante uma equipa romena claramente inferior tecnicamente e que, ao contrário do que habitualmente acontecia no passado, nunca conseguiu ter uma supremacia óbvia nas fases estáticas e no duelo entre avançados, Portugal precisou de pouco mais de uma dúzia de minutos para acabar com as dúvidas sobre quem seria o vencedor do grupo.

Com o elogiado jogo “à portuguesa”, os “lobos” desmontaram facilmente a defesa da Roménia através da velocidade e da qualidade das suas linhas-atrasadas e, aos 14 minutos, já venciam por 20-0, com ensaios de Rodrigo Marta, Simão Bento e Vincent Pinto.

Os romenos ainda aproveitaram uma vantagem numérica temporária – amarelo a Hasse Ferreira – para marcarem um ensaio através de um “maul dinâmico”, mas antes do intervalo, um grande passe ao pé de Manuel Vareiro para as costas do adversário permitiu que Marta fizesse o quarto ensaio (25-7).

Se até aí a Roménia ainda tinha tido um ligeiro, mas inofensivo, domínio na posse de bola, na segunda parte nem nesse dado estatístico teve supremacia. Jogando a toda a largura o campo, Portugal facilmente encontrou os espaços de que precisava e, com mais três ensaios (Cardoso Pinto, aos 48’ e 63’, e José Monteiro, aos 55’), a selecção portuguesa fechou a partida com um robusto 44-7.

Com o primeiro lugar do Grupo B, Portugal irá agora receber a Espanha, que terminou na segunda posição do Grupo A – perdeu no sábado na Geórgia, por 42-30. Na outra meia-final, os georgianos recebem os romenos.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com