Reino Unido prepara regresso ao programa Erasmus em 2027

0
1

O Reino Unido deverá anunciar ainda nesta semana a sua reintegração no programa europeu Erasmus+, a partir de 2027, avança o The Guardian, que cita fontes governamentais.

A decisão permitirá que os estudantes britânicos voltem a participar em intercâmbios universitários, mas também do ensino superior, programas desportivos, de formação profissional ou estágios nos Estados-membros, ao abrigo do projecto projecto que abandonaram em 2020, na sequência do Brexit. Também os estudantes da União Europeia (UE) poderão voltar a frequentar universidades britânicas com uma isenção de propinas internacionais, pagando, portanto, o valor para os alunos nacionais.

Por outro lado, espera-se que os alunos britânicos continuem a pagar as propinas na sua instituição de origem, beneficiando, contudo, de uma bolsa específica destinada a cobrir os custos da experiência no estrangeiro.

As conversações ocorreram, segundo a BBC, entre Nick Thomas-Symond, ministro responsável pelas relações do Reino Unido com a UE, e o comissário europeu Maroš Šefčovič. A emissora acrescenta ainda que as negociações relacionadas com o projecto Erasmus+ estão concluídas e espera-se um anúncio oficial nesta quarta-feira, 17 de Dezembro.

O Reino Unido tinha abandonado o programa depois do Brexit. Na altura, Boris Johnson considerou que o Erasmus era pouco vantajoso, nomeadamente do ponto de vista financeiro, já que recebiam mais estudantes estrangeiros do que número de britânicos que usufruía do programa.

Contudo, nos últimos tempos, o actual primeiro-ministro britânico tem tentado uma reaproximação à União Europeia. Em Maio, Keir Starmer já tinha referido que um programa de mobilidade jovem poderia estar previsto num eventual acordo com a UE.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com