
Não foi o fecho de época que Ricardo Melo Gouveia desejava, mas o mais importante já tinha por ele sido feito: manter o cartão do DP World Tour – o principal circuito europeu de profissionais – para 2026.
Ao falhar na sexta-feira o cut no Genesis Championship, uma prova na qual tinha sido terceiro em 2024, o português desceu dois lugares no ranking da Race To Dubai, para 106.º.
Esta é a sua posição final, já que agora seguem-se os dois torneios dos play-offs, apenas para os 70 primeiros na Race to Dubai. Os 115 primeiros no ranking do circuito conservaram o cartão para a próxima temporada.
“A minha sétima temporada completa chegou ao fim algumas semanas antes do que eu gostaria, mas o meu principal objetivo — manter os meus direitos de jogo para o próximo ano — foi alcançado”, escreveu Ricardo nas suas redes sociais.
E continua: “Ainda assim, há um sabor amargo, pois tinha grandes objetivos que queria alcançar este ano. O lado positivo é que nunca me senti tão consistente mental, física e tecnicamente durante uma época inteira, mesmo que os resultados nem sempre o demonstrassem.
“Agora é tempo de regressar a casa, descansar e recuperar com a minha família, instalar-me na nossa nova casa e construir um plano sólido com a minha equipa para a próxima temporada — que começa em breve na Austrália. Mal posso esperar para continuar a esforçar-me, a crescer e a tornar-me uma versão melhor de mim mesma em todos os sentidos.”
Os dois torneios dos play-offs jogam-se no Emirados Árabes Unidos – são o Abu Dhabi HSBC Championship (9 milhões de dólares de prize-money) e o DP World Tour Championship ($10 milhões), este no Dubai e apenas para os 50 primeiros na Race to Dubai após Abu Dhabi.
A temporada de 2025-2026 do DP World Tour arranca já no final de Novembro com o BMW Australian PGA Championship, em Brisbane.
Até ao final do ano jogam-se ainda o Australian Open, o Nedbank Golf Challenge e o Alfred Dunhill Championship, ambos na África do Sul, e o AfrAsia Bank Mauritius Open, na Maurícia.
Há mais três portugueses que disputam a entrada do DP World Tour, com destaque para Pedro Figueiredo, que entre 30 de Outubro e 2 de Novembro compete na Grande Final do HotelPlanner Tour – o circuito-satélite do DP World Tour.
A designada Rolex Grand Final supported by The R&A realiza-se no Club de Golf Alcanada, em Maiorca, nas ilhas baleares espanholas, com os 45 primeiros classificados no ranking do circuito – a Road to Mallorca – após a fase regular.
Os 20 primeiros na Road to Mallorca após a Grande Final conquistam o cartão do DP World Tour para 2026.
Pedro Figueiredo é o 41.º na tabela e terá de fazer uma grande prova para entrar no top-20.
Mas mesmo que não o consiga, tem acesso garantido à Fase Final da Escola de Qualificação do DP World Tour, que se joga entre 7 e 12 de Novembro, em seis voltas, no resort do Infinitum Golf, em Tarragona, Catalunha.
Depois, há Tomás Melo Gouveia e Daniel Rodrigues, que competem numa das quatro provas que compõem a Segunda Fase da Escola de Qualificação. Um e outro jogam pelo acesso à Fase Final.
O Genesis Invitational ($4 milhões), no Woo Jeong Hills Country Club, em Cheonan, Coreia do Sul, foi ganho neste domingo pelo sul-coreano Junghwan Lee, que sucede assim ao seu compatriota Byeong Hun An na lista dos vencedores.
Junghwan Lee, de 34 anos, esteve sensacional na quarta e última volta: fez 64 pancadas (-7) e descolou dos 12.ºs classificados rumo ao seu primeiro título no DP World Tour, com um total de 273 (-11).
O espanhol Elvira Nacho e o inglês Laurie Canter partilharam o segundo lugar com 276 (-8), três pancadas atrás do campeão.
Veja mais em www.golftattoo.com
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





