Rui Moreira, ex-presidente da Câmara do Porto, será o novo embaixador português na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), confirmou fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao Diário de Notícias. Manuel Lobo Antunes, 69 anos, ocupava o cargo desde Março de 2022 e terá saído, segundo avança o mesmo jornal, por ter atingido o limite de idade.
O político de 67 anos foi mandatário nacional da candidatura de Luís Marques Mendes à Presidência da República. O autarca independente não chegou a ser candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias em 2024 por ter recusado ser o segundo lugar da lista que foi encabeçada por Sebastião Bugalho. Agora, foi a escolha do executivo de Luís Montenegro para ocupar este outro cargo internacional.
Rui Moreira foi autarca da Câmara Municipal do Porto durante três mandatos (o limite permitido), de 2013 a 2025, tendo sido substituído pelo social-democrata Pedro Duarte.
O cargo de representante permanente de Portugal na OCDE, que reúne vários países para analisar políticas públicas e recomendações em áreas de vários âmbitos, já foi representado por figuras como Eduardo Ferro Rodrigues e Basílio Horta. Portugal é membro fundador desde 1961. A organização conta hoje com 38 países desenvolvidos
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





