Nos primeiros 15 minutos da segunda parte, Portugal ainda esteve em dificuldade, mas a estreia portuguesa no Rugby Europe Championship (REC) 2026 terminou com uma vitória clara, por 47-17, na Bélgica. No Stade Charles Tondreau, em Mons, Samuel Marques foi a grande figura da selecção nacional de râguebi: para além dos 25 pontos marcados, o médio-formação esteve em destaque em todos os ensaios dos “lobos”. Com esta vitória com ponto de bónus ofensivo, Portugal fica em excelente posição para conquistar um dos dois primeiros lugares do Grupo B, posições que darão acesso às meias-finais da principal competição da Rugby Europe.
Com o favoritismo do seu lado, mas com a derrota no último duelo em solo belga ainda bem presente (10-6, em 2024), Portugal entrou em Mons com uma atitude positiva, conseguindo ter o domínio territorial. Porém, com a Bélgica ainda fresca e com a habitual entrega dos seus jogadores, os “lobos” apenas conseguiram pontuar nos primeiros 20 minutos através de uma penalidade, convertida por Samuel Marques.
Sob pressão constante, os “diables noirs” acabaram, todavia, por ceder: aos 21’, assistido por Nicolas Martins, Rodrigo Marta fez o primeiro ensaio; aos 24’, Marta quebrou a linha defensiva belga e, com a sagacidade que lhe é característica, Samuel Marques fez o segundo toque de meta. Pouco depois, o “9” português aproveitou uma penalidade para colocar Portugal com uma vantagem de 20-0.
???? Marques unlocks ?? and Cardoso Pinto does the rest! @PortugalRugby finishing strongly in their #REC25 opener. pic.twitter.com/RavNO2uyP7
— Rugby Europe (@rugby_europe) February 7, 2026
Até aí incapaz de construir plataformas de ataque, a Bélgica aproveitou a menor intensidade portuguesa nos minutos seguintes para entrar com a bola controlada na área de 22 metros e, com um maul dos seus avançados, chegou ao ensaio.
Uma penalidade para cada lado colocou o resultado no final dos primeiros 40 minutos em 10-23, margem que não reflectia a superioridade da equipa comandada pelo neozelandês Simon Mannix.
A segunda parte até começou com Portugal por cima, mas duas exclusões de 10 minutos viraram a partida a favor da Bélgica. Em inferioridade numérica, os “lobos” sofreram o segundo ensaio e viram a vantagem reduzida para apenas seis pontos (17-23).
No entanto, mesmo não conseguindo ter uma superioridade clara no duelo entre os “packs” avançados, os portugueses resistiram e, quando voltaram a ter 15 jogadores em campo, colocaram um ponto final nas aspirações da Bélgica: com toques de meta nos últimos 20 minutos de Cardoso Pinto, Domingos Cabral e um ensaio-penalidade, a selecção nacional colocou o marcador final numa clara diferença de 30 pontos (47-17).
No próximo sábado, na segunda jornada do REC 2026, Portugal desloca-se à Alemanha, que, neste domingo, recebe a Roménia.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com





