Segundo maior aeroporto da Suécia encerra após avistamento de drones

0
1

O tráfego foi interrompido nesta quinta-feira no Aeroporto de Gotemburgo-Landvetter, na costa Oeste da Suécia, depois de terem sido avistados vários drones nas imediações, informaram as autoridades.

Nos últimos meses, o avistamento de drones tem causado grandes perturbações em vários pontos da Europa, obrigando ao encerramento temporário de aeroportos em diversos países. Alguns responsáveis atribuíram os incidentes a acções de guerra híbridas por parte da Rússia, o que Moscovo nega.

“Foram observados vários drones no Aeroporto de Landvetter”, disse um porta-voz da agência de aviação civil sueca, LFV.

Um porta-voz da polícia afirmou que o alerta foi dado às 16h41, após várias pessoas terem relatado avistamentos suspeitos de drones. As autoridades estiveram no local a recolher informações e a tentar confirmar o relato.

“Foi aberta uma investigação por suspeita de sabotagem aérea”, acrescentou o porta-voz.

Segundo a operadora aeroportuária Swedavia, o aeroporto de Landvetter é o segundo maior da Suécia, depois do de Arlanda, em Estocolmo.

“O espaço aéreo sobre Landvetter está actualmente fechado devido a indícios de um possível drone”, afirmou a directora de operações da Swedavia, Susanne Norman. “O espaço aéreo permanecerá fechado enquanto a polícia investiga.”

Na terça-feira, avistamentos de drones levaram ao encerramento de aeroportos e de uma base aérea militar na Bélgica, num episódio que a ministra da Defesa belga descreveu como um ataque coordenado.

Também nesta quinta-feira, a polícia da Noruega — país vizinho da Suécia — anunciou o encerramento de uma investigação sobre alegados avistamentos que levaram ao encerramento do aeroporto de Oslo em Setembro, por falta de provas de que drones tivessem realmente estado presentes.

Na Dinamarca, vários aeroportos, incluindo o de Copenhaga, também foram temporariamente encerrados em Setembro devido a relatos semelhantes.

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com