Em 2024, a solidariedade com a causa palestiniana na cerimónia de entrega de prémios do Festival de Cinema de Berlim, poucos meses após os ataques do Hamas de 7 de Outubro de 2023, fez correr ondas de choque políticas pela Alemanha. Mati Diop, Urso de Ouro pelo documentário Dahomey, sobre o retorno à origem de arte africana pilhada pelo colonialismo francês; Ben Russell, vencedor da paralela Encounters pelo documentário Direct Action, sobre a luta de um grupo ecologista contra a construção de uma auto-estrada; e, sobretudo, Basel Adra e Yuval Abraham, dois dos realizadores de No Other Land, vencedor do prémio de documentário (e Óscar da categoria um ano depois), afirmaram publicamente o seu apoio à Palestina num momento em que a Alemanha se tornava uma das mais férreas apoiantes de Israel.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue – nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com







