Síria: um ano após a queda de al-Assad, há esperança entre os destroços

0
1

Em Novembro de 2025, quase um ano após a queda do regime de Bashar al-Assad, Mikkel Hørlyck viajou até à Síria a convite da organização não-governamental dinamarquesa Mission East com o propósito de “fazer novas fotografias do país nesta nova era, neste período de transição”, explicou o fotógrafo dinamarquês ao P3, em entrevista. Durante aproximadamente 15 dias, Hørlyck visitou Homs, Aleppo e Damasco, cidades onde a ONG tem parcerias.

“Foi impressionante ver tantos edifícios completamente destruídos”, recorda Hørlyck. “E perceber, também, todo o trauma que ainda permanece nas mentes das pessoas.” É sobre essa dor psicológica que intervém a ONG que levou o fotógrafo até à Síria – foi através dela que o dinamarquês chegou ao contacto com as pessoas que retratou e cujas histórias partilha.

“A maior parte das histórias são de pessoas que sentem falta de familiares que foram presos ou que desapareceram ainda durante o regime”, explica o fotógrafo. “Muitos não sabem o que lhes aconteceu, se permanecem vivos ou se morreram, o que provoca uma espécie de tristeza muito particular.” Também contactou com pessoas que carregam cicatrizes de guerra de natureza física. “Ver tanta gente que perdeu pernas, braços ou que vive com doenças graves num país tão pobre é muito impactante também.”

Um ano após o regime de Bashar Al-Assad ter colapsado, existe esperança nos corações sírios? “Existe esperança, sim”, confirma Mikkel Hørlyck. O país recupera, embora muito lentamente, das suas mazelas. “Existem áreas do país que funcionam, há outras ainda muito profundamente afectadas pela guerra civil, que durou 13 anos, e pelo terramoto de 2023. Mas as pessoas que conheci são muito humildes, muito empáticas, dizem-me que querem trabalhar e melhorar o país.”

Apesar da esperança, Hørlyck considera que “pode ser difícil sobreviver na Síria”. “E é por isso que a ajuda de ONGs, sírias e estrangeiras, ainda é tão importante.”

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com