Um livro-jogo de animais e objectos (e com música)

0
3

Para assinalar os 20 anos de vida literária, Pedro Seromenho quis criar um livro para a primeira infância e pré-leitores, mas que contivesse também música.

“Ilustrados os 14 animais e pensados os textos, faltava-me o parceiro certo, alguém que pegasse nas minhas ideias e nas palavras e as transformasse em sons, música e magia”, conta o autor, ilustrador e também editor.

Acabaria por convidar as GariBambi (Joana Mafalda Araújo e Aurora Miranda), que se estreiam assim na literatura para a infância. Pode aceder-se às canções através do QRCode impresso no frontispício.

O livro começa com A dieta do elefante: “O senhor elefante bebe chá, bebe chá, para ficar mais elegante./ Diz que vai correr, não perde tempo, quer emagrecer./ Mas vai de patins, a saltar em trampolins e não deixa de sonhar com amendoins.”

Este elefante há-de transformar-se num bule de chá, mas só depois de se desdobrar meia página é que se dá a “metamorfose”. Será sempre assim com todos os animais que fazem parte do livro, pelo que a criança irá tentando adivinhar qual será o objecto em que cada um se tornará.

O peixe-voador esconde… um dardo
Pedro Seromenho

Num estímulo à observação e ao exercício de encadeamento, as ilustrações revelam de forma meio dissimulada e em ponto pequeno o animal que se seguirá.

Dar a escutar vários géneros musicais

Pedro Seromenho diz claramente que se inspirou no livro Oh!, de Josse Goffin (Kalandraka Editora), uma obra de referência da literatura infanto-juvenil, sem texto e que “brinca com os duplos sentidos, com as adivinhas visuais e, tal como Magritte, prova que ‘um cachimbo nem sempre é um cachimbo’”, escreve-se na divulgação.

Na parte musical do projecto, houve a preocupação em expor as crianças a vários géneros musicais, “que educarão o ouvido e o gosto das crianças e pais”.

Assim, descrevem: “Ao longo da obra, podemos cantar com o fado do coelho, com a irish music do camaleão que vira duende, com o pop-rock da joaninha que, em vez de ir morar para Lisboa, prefere ir para Marvão, com a ópera do gato bufo que não larga a dona, a canção mais ternurenta de um papa-formigas que queria ser mágico ou, simplesmente, acompanhar o som do elefante que quer fazer dieta, mas não consegue largar os amendoins.”

Capa do livro em que Pedro Seromenho se inspirou. Editado em Portugal pela Kalandraka Editora
Josse Goffin

O Que Escondem os Animais? é apresentado neste sábado, 21 de Fevereiro, às 10h30, no Auditório Madalena Sá e Costa do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, local onde Pedro Seromenho lançou o seu primeiro livro, há 20 anos, e onde as GariBambi estudaram violino e viola d’arco. Teria sido bonito um dos animais transformar-se num instrumento musical.


Mais artigos Letra Pequena

Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com