Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
Um avião da TAP que partiu de Lisboa, Portugal, e deveria ter pousado às 20h15 de terça-feira, 17 de fevereiro, no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, teve de ser desviado para o terminal do Galeão, no Rio de Janeiro. Motivo: as chuvas torrenciais que caíram na região metropolitana da capital paulista.
Segundo passageiros do voo 089 ouvidos pelo PÚBLICO Brasil, a explicação dada pela equipe da TAP foi a de que não havia autorização de pouso em Guarulhos, mas que, tão logo o tempo melhorasse, o avião decolaria do Rio para São Paulo. A aeronave, inclusive, seria reabastecida no Galeão.
“O pessoal de bordo nos disse que todo o processo seria rápido, que logo voaríamos para São Paulo”, afirma Priscila Nunes, que retornava de Lisboa para São Paulo com as duas filhas. O terminal de Guarulhos, inclusive, chegou a informar no painel de voos que a aeronave da TAP pousaria às 21h30. Não foi o que aconteceu.
Hotel e alimentação
Os passageiros do voo 089 ficaram presos no avião, no Aeroporto do Galeão, por mais de três horas. Só depois desse longo período de espera foi que a equipe da TAP informou que o trajeto do Rio para São Paulo havia sido cancelado. “Várias pessoas se exaltaram, porque não foi dada nenhuma previsão efetiva de quando retornariam para casa”, afirma Priscila. “Nesse momento, inclusive, o comandante do avião disse que chamaria a Polícia Federal para controlar os mais exaltados”, acrescenta.
Por lei, a TAP deveria garantir hotel e alimentação a todos dos passageiros. “No meu caso, a TAP honrou o hotel e a alimentação, mas não sei se isso ocorreu com todas as pessoas. Espero embarcar para São Paulo às 15h desta quarta-feira”, assinala Priscila, lembrando que o avião já havia saído atrasado de Lisboa, por causa da deportação de uma mulher pela polícia de imigração portuguesa. Procurada pelo PÚBLICO Brasil, a empresa não se manifestou até o fechamento desta edição.
No último domingo, 15 de fevereiro, a empresa aérea brasileira Latam teve de abortar, no Aeroporto de Guarulhos, a decolagem de uma aeronave Boeing 777-300, que tinha como destino o terminal de Lisboa. O avião já iniciava a subida quando precisou frear bruscamente. O voo LA8146 acabou cancelado. A companhia informou que não houve feridos, mas não revelou as causas da interrupção do voo. Segundo a Latam, “o procedimento foi efetuado em total segurança”.
Disclaimer : This story is auto aggregated by a computer programme and has not been created or edited by DOWNTHENEWS. Publisher: feeds.feedburner.com









